O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é normalmente diagnosticado na infância e se manifesta como uma incapacidade de sustentar os níveis de atividade de controle e atenção e controle de impulsos. Alguns relatórios têm indicado sua prevalência em até 15% nos países ocidentais. Embora as causas do TDAH sejam ainda desconhecidas, um novo estudo, agendado para publicação no The Journal of Pediatrics, constatou que a idade de uma criança ao ingressar na escola pode ter um efeito sobre o seu diagnóstico.
O Dr. Mu-Hong Chen e seus colegas de Taipei e Taoyuan, Taiwan, analisaram dados de coorte de 378.881 crianças com idades entre 4 e 17 anos, de 1997 a 2011, e avaliaram a prevalência do diagnóstico de TDAH e/ou medicação prescrita para a desordem. Usando a data de nascimento para o prazo anual para a matrícula escolar de Taiwan, 31 de Agosto, os pesquisadores compararam as crianças mais novas de um ano letivo (as nascidas em agosto) com as mais velhas (nascidas em setembro do mesmo ano letivo), avaliando se a idade foi associada com o diagnostico ou prescrição de medicamentos para o transtorno. Ou seja, compararam as crianças mais novas com as mais velhas da mesma classe.
Ao olhar para o banco de dados como um todo, as crianças nascidas em agosto eram mais propensas a serem diagnosticadas com TDAH e/ou receber medicação para tal, em comparação com as nascidas em setembro. Quando discriminadas e analisadas de acordo com a idade, apenas crianças na pré-escola ou escola elementar nascidas em agosto tiveram um maior risco de serem diagnosticadas com TDAH e receber medicação. No entanto, os adolescentes nascidos em agosto não tiveram maior risco de diagnóstico. Isto pode implicar que com o passar dos anos e aumento da idade e maturidade, diminui-se o impacto do mês de nascimento sobre diagnósticos de TDAH.
Em todo o mundo, o número de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH ou recebendo uma prescrição para o transtorno aumentou significativamente. A evidência mostra que a idade, que pode ser um proxy da capacidade cognitiva, pode aumentar a probabilidade de seu diagnóstico e medicação. De acordo com o Dr. Chen, “Nossos resultados sublinham a importância de se considerar a idade de uma criança dentro de um ano letivo quando se fizer o diagnóstico e prescrição de medicamento quanto ao TDAH.
Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2016/03/160310082552.htm
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