Trecho do e-book “Inteligência Emocional”, desenvolvido pela Harvard Health Publishing e traduzido especialmente para você.
As pessoas tendem a pensar em inteligência como o que é medido por testes de QI (quociente de inteligência), que são projetados para testar a capacidade de uma pessoa de usar a lógica e a razão para resolver problemas. Mas o termo inteligência na verdade vem da palavra latina que significa “entender”. O dicionário americano Merriam-Webster define inteligência como “a capacidade de aprender, entender ou lidar com situações novas ou difíceis”.
Décadas atrás, o professor da Howard Gardner, da Harvard, observou que os testes de QI padrão medem apenas certos tipos de inteligência, ou seja, as habilidades matemáticas, verbais e espaciais. Em seu livro de 1983, “Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences” (estruturas da mente: a teoria de inteligências múltiplas), ele sugeriu que existem tipos diferentes de inteligência, cada uma apresentando diferentes pontos fortes e habilidades no processamento de tipos específicos de informação:
1.Lógica-matemática: forte em analisar situações e problemas usando a lógica; capaz de resolver equações matemáticas facilmente.
2.Linguística-verbal: hábil no uso da linguagem falada e escrita, incluindo ser sensível ao significado, ordem, sons e inflexões das palavras; muitas vezes facilitadora do aprendizado de línguas estrangeiras.
3.Visual-espacial: tem um forte senso de espaço, distância e medida; capaz de manipular objetos em sua mente.
4.Corporal-cinestésica: adepto de mover o corpo ou partes do corpo (como as mãos); alta consciência corporal e boas habilidades motoras.
5.Naturalista: altamente sintonizado com o meio ambiente, com capacidade de distinguir tipos de animais, plantas e outras coisas na natureza.
6.Musical: capaz de discernir facilmente tom, ritmo, melodia e outros aspectos da música; possível capacidade de cantar, tocar um instrumento ou compor música.
7.Intrapessoal: altamente sensível aos próprios sentimentos e pensamentos, sendo capaz de planejar e agir de acordo; bom em auto-motivação.
8.Interpessoal: facilidade de se comunicar com os outros (verbalmente ou não), de perceber o humor e os motivos de outras pessoas, de ser empático e assumir múltiplas perspectivas sobre vários assuntos.
As duas últimas, inteligência intrapessoal e interpessoal, são essencialmente o mesmo que autoconsciência e consciência social, dois dos quatro aspectos-chave da inteligência emocional destacados no e-book da Harvard Health Publishing sobre Inteligência emocional.
Para saber mais, acesse o material completo traduzido por nós e disponibilizado para você!
Acesse o conteúdo completo do e-book Inteligência Emocional
Ao baixar o conteúdo, você assina a nossa newsletter e concorda com a nossa política de privacidade.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinarWHATSAPP EM MANUTENÇÃO
Estamos com uma instabilidade em nosso atendimento pelo WhatsApp no número:
55 48 98827-5859.
Para falar com a gente utilize os demais canais:
55 48 8827-5859
0800 724 9099
meupedido@essentia.com.br
De 2ª a 6ª das 9h às 19h.
Obrigado pela compreensão!