Barreira cutânea
Quais as principais vitaminas para pele?
Vitamina A
Vitamina B3 (Niacinamida)
Vitamina B5 (D-Pantenol)
Vitamina C (Ácido Ascórbico)
Vitamina D
Vitamina E
Existem vitaminas para tratamentos específicos?
Vitaminas para pele com acne
Vitaminas para rugas e envelhecimento da pele
Vitaminas para pele com manchas e lesões
Vitaminas para pele ressecada
Outros nutrientes para pele
Ácido hialurônico
Colágeno
Coenzima Q10
Zinco
Carotenoides
Onde encontrar as vitaminas que sua pele precisa?
Alimentação
Suplementação
Cosméticos
Manipulados
As vitaminas para pele oferecem diversos benefícios para a saúde cutânea. Elas atuam em todas as camadas e são importantes para características como nutrição, luminosidade e elasticidade, além de ajudar a retardar o envelhecimento precoce da pele e auxiliar em tratamentos específicos.
Descubra quais são as vitaminas que atuam a favor da sua pele, onde podem ser encontradas e como podem fazer parte da sua rotina de cuidados.
Por que as vitaminas são importantes para a saúde da pele?
Além dos diversos benefícios para o organismo como um todo, as vitaminas e outros nutrientes são amplamente utilizados no campo da dermatologia para tratar condições e manter a pele saudável.
Com ação antioxidante e alto poder de nutrição, os estudos mostram que as vitaminas para pele podem ser utilizadas tanto para questões estéticas quanto para o tratamento de condições específicas. Em especial:
-
- Tornar a pele mais firme, luminosa e radiante;
- Contribuir para o controle da acne;
- Auxiliar no tratamento de manchas ou melasma;
- Tratar lesões e outros problemas dermatológicos;
- Ajudar a retardar o envelhecimento;
- Auxiliar na hidratação.
Barreira cutânea
Ao atuar para manter o equilíbrio da pele, as vitaminas contribuem ainda para que ela possa desempenhar suas funções. A principal delas é a função de barreira, responsável por proteger o corpo contra as agressões externas, como toxinas, raios solares, mudanças climáticas e outras condições, mantendo sua estabilidade e integridade.
Quais as principais vitaminas para pele?
Vitamina A
Encontrada em alimentos como cenoura, abóbora, couve, laranja e abacate, a vitamina A é um nutriente poderoso para a saúde cutânea. Possui atuação na renovação celular, na produção de melanina e na síntese de colágeno, ajudando a retardar o envelhecimento precoce da pele.
As pesquisas mostram que uma concentração adequada de retinoides, derivados da vitamina A, na camada externa da pele pode ter efeito protetor contra os raios ultravioleta, agindo no combate aos danos oxidativos causados por eles.
Além disso, é citado, também, que os derivados da vitamina A podem ajudar a prevenir o surgimento de manchas vermelhas na pele e a morte celular programada causada pela exposição aos raios solares UVB. No entanto, as evidências destacam que a exposição solar é um dos fatores que pode contribuir para a diminuição de vitamina A no organismo, enfatizando a necessidade da ingestão adequada desse nutriente.
Vitamina B3 (Niacinamida)
A vitamina B3, ou niacinamida, foi relacionada pela primeira vez à melhora da pele no século XX por evitar a pelagra, uma doença que inclui dermatite e lesões vermelhas. Na época, a condição causou milhares de mortes nos Estados Unidos, até que a suplementação alimentar de vitamina B3 foi associada com a cura da doença.
Hoje em dia, a niacinamida é considerada um dos nutrientes mais utilizados para a pele, estando presente em diversos cosméticos como séruns e cremes hidratantes. Seu uso mais recomendado é para auxiliar no clareamento de manchas e para potencializar a hidratação.
Ainda, as evidências destacam muitos outros benefícios, como:
-
- Ação antioxidante;
- Combate ao envelhecimento da pele;
- Redução de linhas de expressão e rugas;
- Redução da aparência de hiperpigmentação;
- Diminuição da oleosidade, equilibrando a produção de sebo;
- Suavização de manchas, atuando como agente clareador e iluminador;
- Atuação no tratamento de doenças e condições dermatológicas como lesões, acne, rosácea e dermatite atópica.
Vitamina B5 (D-Pantenol)
Com ação anti-inflamatória e cicatrizante, o D-pantenol, precursor da vitamina B5, já é usado em produtos para a pele há muitos anos. Vários estudos indicam o potencial hidratante e de melhoria da barreira cutânea, prevenindo irritações, estimulando a regeneração e promovendo a cicatrização de feridas.
A vitamina B5 é também utilizada no tratamento de acne e para amenizar marcas e manchas causadas por cravos e espinhas. Ainda promove a renovação celular e atrai e retém água, aumentando a hidratação, a maciez e a elasticidade da pele.
Além disso, o pantenol pode ajudar na formação de cabelos mais fortes e possui ação antisseborreica, impedindo a obstrução dos poros do couro cabeludo.
Vitamina C (Ácido Ascórbico)
A vitamina C é uma grande conhecida da saúde da pele. É um dos ativos mais utilizados em cosméticos por atuar como um poderoso antioxidante, neutralizando os radicais livres que causam o envelhecimento cutâneo.
Além disso, estudos também mostram que o nutriente não apenas previne e minimiza rugas e linhas finas, como também ajuda a reduzir cicatrizes e a clarear manchas, aumentar a hidratação natural e estimular a produção de colágeno e elastina, melhorando a firmeza e combatendo a flacidez.
A vitamina C também atua na proteção dos queratinócitos dos efeitos da exposição aos raios UV, potencializando os efeitos do protetor solar, combatendo o surgimento de manchas e uniformizando o tom da pele.
Uso tópico da vitamina C
Apesar disso, a administração eficiente de vitamina C na pele através de aplicação tópica continua a ser um desafio para a ciência devido à alta sensibilidade da substância à luz e à instabilidade da molécula como um todo.
Por isso, a utilização de substâncias derivadas da vitamina C é uma alternativa, visto que também proporcionam resultados satisfatórios e garantem melhor estabilidade da fórmula. Ainda, formulações com a combinação das vitaminas C e E se mostram ainda mais eficazes. Ao adquirir cosméticos que prometem entregar os benefícios da vitamina C, certifique-se de que são confiáveis.
Sabe-se também que a saúde da pele está associada à ingestão de frutas e vegetais. Se você consome alimentos ricos em vitamina C como laranja, morango e acerola, por exemplo, já está ingerindo o nutriente. Não se sabe se há um componente ativo nas frutas e vegetais responsável por isso e acredita-se que o efeito seja multifatorial, mas uma coisa é certa: o nível de vitamina C está estreitamente alinhado com a ingestão de frutas e vegetais.
Vitamina D
A vitamina D é produzida na pele por meio da ação dos raios solares. Estudos destacam que ela exerce uma variedade de efeitos antienvelhecimento e fotoprotetores na pele, reduzindo danos causados à pele pela radiação solar e danos ao DNA, além de ajudar a prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão. Ainda, apresenta importante função na composição da barreira cutânea e regula a proliferação de queratinócitos, células da epiderme que sintetizam queratina.
A suplementação de vitamina D de forma oral também pode prevenir acne e infecções na pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD.
Existem ainda algumas evidências promissoras do papel da vitamina D na diminuição do risco e progressão do câncer de pele não melanoma, embora ainda sejam necessários mais estudos para que sua suplementação possa ser de fato orientada nessa condição.
Vitamina E
Com alto poder antioxidante, a vitamina E contribui para aumentar a defesa da pele contra os radicais livres e as agressões externas, como a poluição, a radiação solar, as mudanças bruscas de temperatura, entre outros.
Além do efeito fotoprotetor, a vitamina também atua na hidratação, sendo um ótimo aliado para tratar peles sensíveis e prevenir o envelhecimento da pele.
A vitamina E, combinada à vitamina C, também pode reduzir os danos causados ao DNA humano pela irradiação ultravioleta (UV). Um estudo em humanos investigou o efeito da administração oral a longo prazo de uma combinação dos antioxidantes ácido ascórbico (vitamina C) e D-α-tocoferol (vitamina E) no dano epidérmico induzido por UVB.
A ingestão das vitaminas C e E por um período de três meses reduziu a concentração de substâncias indicadoras de dano ao DNA, além de diminuir significativamente a reação de queimadura solar à irradiação UVB e sugeriu que o tratamento antioxidante protege a pele contra danos causados no DNA.
Existem vitaminas para tratamentos específicos?
A resposta é sim. Como vimos anteriormente, os estudos demonstram que as vitaminas para pele podem desempenhar diversas funções e, por isso, é possível inseri-las na rotina de cuidados diários para o tratamento de quadros específicos.
Para isso, converse com o seu dermatologista sobre essa possibilidade e faça escolhas com base na orientação feita diretamente para você. Aqui, elencamos as vitaminas que são comumente utilizadas para cada caso. Confira:
Vitaminas para pele com acne
A acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas sebáceas tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Entre as vitaminas usadas para a prevenção e o tratamento dessas condições estão:
-
- Vitamina A: impede a inflamação dos poros;
- Vitamina B3: reduz a oleosidade e suaviza manchas.
Vitaminas para rugas e envelhecimento da pele
O fotoenvelhecimento da pele é induzido principalmente pela irradiação ultravioleta (UV) e suas manifestações incluem rugas, pigmentação irregular com o surgimento de manchas e perda de elasticidade da pele. Pode impactar, também, no ressecamento da epiderme, resultando em um aspecto opaco e sem brilho.
Entretanto, evidências sugerem que vários componentes encontrados em alimentos in natura, como frutas e vegetais, atenuam o desenvolvimento e os sintomas do fotoenvelhecimento da pele. Ou seja, comer bem pode ser a melhor defesa para a pele.
Além da mudança de hábitos, algumas vitaminas podem favorecer a reposição ou manutenção dos seus níveis adequados. Veja:
-
- Vitamina A: fundamental para a renovação celular e a síntese de colágeno, além do efeito fotoprotetor e antienvelhecimento;
- Vitamina C: combate os radicais livres que contribuem para o envelhecimento da pele, além de atuar na produção de colágeno e elastina;
- Vitamina E: protege as células contra os radicais livres e apresenta efeito fotoprotetor.
Vitaminas para pele com manchas e lesões
As manchas e outras lesões na pele podem estar relacionadas a muitas condições de saúde. Ativos com efeito cicatrizante e clareador trazem bons resultados no tratamento contra manchas na pele e lesões, muitas vezes causadas por acne, como:
-
- Vitamina A: com ação cicatrizante, é utilizada para tratar manchas causadas por cravos e espinhas;
- Vitamina B3: atua como agente clareador e iluminador, reduzindo manchas;
- Vitamina C: por sua ação antimanchas, pode ter efeito clareador do melasma e de manchas solares. Suas funções podem ser potencializadas em conjunto com a vitamina E.
Vitaminas para pele ressecada
Para uma pele mais hidratada é fundamental reduzir a perda de água transepidérmica e reforçar a barreira cutânea contra as agressões de agentes externos. Quem ajuda a cumprir muito bem esse papel são as seguintes vitaminas:
-
- Vitamina B3: responsável por aumentar a síntese de ceramidas e lipídios, reparando a barreira cutânea e hidratando profundamente, ao mesmo tempo em que equilibra a oleosidade.
- Vitamina B5: excelente umectante, capaz de atrair e reter a água na superfície da pele, além de funcionar como um emoliente que ajuda a manter a umidade adequada na camada visível da pele.
- Vitamina E: possui ação umectante e anti-inflamatória, que auxilia no reforço da barreira cutânea, além de ser um importante nutriente no combate ao estresse oxidativo.
Outros nutrientes para a pele
Além das principais vitaminas para a pele, outros nutrientes contribuem para a saúde cutânea e o fortalecimento de unhas e cabelos. Entre eles estão:
Ácido hialurônico
Você já deve ter ouvido falar no ácido hialurônico, muito usado no preenchimento de rugas e para dar volume em algumas áreas do rosto. Ele é uma substância produzida pelo próprio corpo e está presente em todos os tecidos e órgãos conjuntivos.
Em um estudo com 40 homens e mulheres asiáticos saudáveis (com idades entre 35 e 64 anos), que fizeram a ingestão diária de ácido hialurônico durante 12 semanas, a condição da pele melhorou significativamente na avaliação de rugas, conteúdo de água no estrato córneo da pele, perda de água transepidérmica e elasticidade em comparação ao grupo placebo.
Colágeno
O colágeno é uma proteína fibrosa com um papel muito importante na resistência e elasticidade de uma série de tecidos do corpo. São as propriedades únicas das fibras de colágeno que proporcionam integridade estrutural à pele.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos ocorre redução progressiva da produção de colágeno e aumento da sua degradação. Isso contribui para o aparecimento da flacidez, das rugas e linhas finas.
A suplementação de colágeno pode ser uma alternativa nesses casos. Uma pesquisa realizada com 72 mulheres saudáveis, de 35 anos ou mais, que receberam suplementação de colágeno associado às vitaminas C e E, ao zinco e à biotina ou placebo por 12 semanas, demonstrou melhora significativa na hidratação, elasticidade, rugosidade e densidade da pele.
Coenzima Q10
O processo de envelhecimento é algo natural e está associado à diminuição progressiva na capacidade de combater os radicais livres e da biogênese mitocondrial. Acredita-se que isso pode ter associação com um declínio nos níveis da coenzima Q10, composto que apresenta uma poderosa ação antioxidante e é importante no combate aos radicais livres, os “vilões” do envelhecimento da pele.
Nesse sentido, a aplicação tópica da CoQ10 pode ter efeito na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce. Este estudo identificou que a coenzima Q10 penetrou nas camadas viáveis da epiderme de células humanas e protegeu o DNA dos danos oxidativos da radiação UV e reduziu o nível de oxidação. Além disso, também foi demonstrada uma redução na profundidade das rugas após a aplicação do nutriente, bem como diminuição na expressão de enzimas que degradam o colágeno.
-
- Saiba mais sobre as funções da Coenzima Q10 para a pele.
Zinco
O zinco atua na formação de colágeno e apoia a ação antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele através da proteção ao fotodano. Em níveis adequados, o mineral pode ajudar a reduzir os sintomas de acne devido a sua ação antimicrobiana.
Carotenoides
Substâncias derivadas da vitamina A, os carotenoides são reconhecidos por seus efeitos fotoprotetores, pois protegem a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Estudos indicam ainda sua atuação no combate às rugas e aumento da elasticidade da pele (betacaroteno), na hidratação (astaxantina) e na prevenção de manchas (licopeno).
Onde encontrar as vitaminas e os nutrientes que a sua pele precisa?
A deficiência de vitaminas prejudica diversas funções do organismo, assim como a saúde do tecido cutâneo. A redução na produção de colágeno, elastina e queratina são alguns exemplos, que fazem com que a pele se torne opaca, ressecada, flácida, com manchas, entre outras características.
Por isso, para dar à sua pele o que ela precisa, é importante contar com fontes de micronutrientes, como: alimentação balanceada, suplementos alimentares, cosméticos e produtos manipulados.
Alimentação
Uma alimentação balanceada é sem dúvida a principal fonte de nutrientes para o bom funcionamento do corpo e para a saúde cutânea. Frutas, legumes, verduras, sementes, oleaginosas, carnes magras, boas fontes de gordura e lacticínios devem fazer parte da alimentação diária para um bom aporte de vitaminas e minerais.
Ainda assim, outras fontes podem ser necessárias para complementar ou potencializar os benefícios dos micronutrientes nos casos de ingestão alimentar insuficiente ou incapacidade de manter bons níveis séricos dessas substâncias.
Suplementação
Certos fatores podem comprometer a ingestão e a absorção da quantidade de nutrientes que o corpo precisa. Por isso, juntamente com hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos, exposição segura ao sol e controle do estresse, a suplementação pode ser uma boa aliada para fornecer a quantidade adequada de vitaminas para a pele.
Para esse fim, existem algumas opções como os polivitamínicos, os suplementos de colágeno e os nutricosméticos, por exemplo.
Vale destacar que o acompanhamento de um médico ou nutricionista é imprescindível para saber quais são os suplementos e vitaminas ideais para cada caso.
Cosméticos
Mais importante do que definir uma rotina de skincare é optar por cosméticos que atuam a favor da beleza natural da sua pele. Nesse sentido, procure escolher produtos livres de substâncias que possam prejudicar a sua saúde, com fórmulas eficientes e que tragam benefícios reais.
Manipulados
Produtos manipulados com formulações orais e tópicas também são boas opções quando o objetivo é fornecer vitaminas para a pele. Quando recomendado pelo profissional de saúde que lhe acompanha, a combinação de alguns ativos pode até mesmo ajudar a complementar tratamentos específicos.
Uma vantagem dos manipulados é a possibilidade de poder contar com uma fórmula personalizada, de acordo com a necessidade de cada pessoa, respeitando e nutrindo adequadamente a pele.
Para mais informações sobre ativos e manipulações de vitaminas para a pele, consulte seu médico ou nutricionista e conte com a Essentia Pharma para potencializar seus resultados.