Em um dos maiores estudos sobre a microbiota realizados em humanos, pesquisadores da Western University, Lawson Health Research Institute e Tianyi Health Science Institute em Zhenjiang, Jiangsu, China, mostraram uma associação potencial entre o envelhecimento saudável e um intestino saudável.
Com o estabelecimento do Instituto China-Canadá, os pesquisadores estudaram as bactérias intestinais de mais de mil indivíduos chineses em uma variedade de faixas etárias – de três a mais de 100 anos de idade – que foram selecionados por serem extremamente saudáveis e não possuírem histórico familiar de doença. Os resultados mostraram uma correlação direta entre a saúde e as bactérias intestinais.
 
“O objetivo é trazer novos sistemas de diagnóstico de microbioma para as populações, depois usar alimentos e probióticos para tentar melhorar os biomarcadores da saúde”, disse Gregor Reid, PhD, professor da Faculdade de Medicina e Odontologia da Western’s Schulich e cientista do Instituto de Pesquisa de Saúde Lawson. “Isso implica a pergunta – se você pode se manter ativo e comer bem, você envelhecerá melhor, ou o envelhecimento saudável é baseado nas bactérias do seu intestino?”, questiona.
 
O estudo, publicado na revista mSphere, mostrou que a composição geral da microbiota do grupo de adultos mais velhos saudáveis era semelhante à de pessoas décadas mais novas, e que a microbiota intestinal diferia pouco entre os indivíduos.
“A principal conclusão é que, se você está incrivelmente saudável aos 90 anos de idade, sua microbiota intestinal não é tão diferente de um adulto saudável de 30”, explicou Greg Gloor, PhD, investigador principal do estudo e também professor da Escola de Medicina e Odontologia da Western’s Schulich e cientista do Instituto Lawson. Se isso é causa ou efeito, desconhece-se, mas os autores do estudo apontam para a diversidade da microbiota intestinal encontrada.
 
“Os resultados demonstram que manter a diversidade de bactérias do seu intestino à medida que envelhece é um biomarcador de envelhecimento saudável, assim como o tipo de colesterol (alto ou baixo) é um biomarcador de um sistema circulatório saudável”, finaliza Gloor.
 
Traduzido e adaptado por Essentia Pharma: https://mediarelations.uwo.ca/2017/10/11/ridiculously-healthy-elderly-gut-microbiome-healthy-30-year-olds/

 
Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa
 
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”