Ter uma horta em casa é algo excelente para cuidar de si. Plantar, cultivar e colher alimentos livres de agrotóxicos, chás medicinais e temperos naturais é uma prática que beneficia não só o corpo, mas também a mente.
O cultivo da horta em casa é uma forma de conectar o alimento com o autocuidado físico e mental. A prática está na mesma direção que importantes tendências da alimentação, como o mindful eating, alimentos orgânicos, comfort food, slow food e consumo local.
Quer inspiração para começar a sua? Veja os passos básicos para ter uma horta em casa, os benefícios do cultivo e dicas do que plantar.
Para fazer a sua horta em casa, é preciso considerar alguns fatores importantes para o desenvolvimento das plantas. Veja alguns deles:
Apartamento, casa, sítio, moradia compartilhada. Não importa o local, o fato é que quase sempre é possível adequar o espaço para cultivar uma hortinha.
Para locais pequenos e urbanos, as hortas verticais são ótimas opções. Com uma estrutura fixa na parede, a plantação é feita em vasinhos suspensos e ocupa menos espaço.
Quem mora em lugar com acesso direto ao solo pode delimitar um canteiro para a plantação e apostar em hortifrutis que precisam de mais espaço para se desenvolver.
A maioria das plantas precisa de luz natural para se desenvolver. Por isso, observe em quais locais há maior incidência de sol. Veja no seu pátio, jardim ou dentro de casa.
Procure um local que tenha iluminação ou um formato de horta que você possa movimentar para expor as plantas ao sol. Vasos menores ou com suporte de rodinhas são mais fáceis de mover as plantas pela casa.
Depois de analisar o espaço disponível em casa e os locais de iluminação natural, é interessante pesquisar técnicas para plantar a horta.
Quem prefere plantar em vasos com terra tem a opção de incluir cascalhos e manta para melhorar a drenagem do recipiente. Ainda, as plantas podem crescer na água com a técnica da horta hidropônica, ou serem plantadas no solo, o que exige cuidados e tarefas diferentes.
Pesquise e avalie antes o melhor método para cultivar a horta de acordo com o seu ambiente e a sua rotina.
Regar as plantas conforme a necessidade da espécie, nutrir a terra com fontes orgânicas, podar e proteger de insetos e fungos são algumas tarefas que fazem parte do cultivo.
Toda horta precisa de manutenção, independentemente do formato, técnica, estrutura ou quantidade de plantas.
Vale lembrar que as hortas menores também exigem cuidados. Temperos e chás, que costumam ser plantados em vasinhos, são sensíveis e também precisam de manutenção.
A dedicação com a horta tem suas recompensas. Confira os principais benefícios de cultivar alimentos no jardim, na varanda e até na parede da sua casa:
Além dos benefícios nutritivos e terapêuticos das plantas, cultivar horta ou jardim tem sido uma atividade cada vez mais indicada para apoiar tratamentos e prevenir doenças. Isso significa que a atividade em si beneficia corpo-mente. Quando aplicada para complementar os cuidados com a saúde, a atividade é chamada de hortoterapia.
O trabalho manual com a natureza em plantações, hortas e jardins ajuda a controlar o stress e a promover o bem-estar. Idosos e pessoas com a saúde mental debilitada são grupos que costumam participar de estudos sobre hortoterapia. Por isso, a prática é frequentemente utilizada em hospitais, lares para idosos e clínicas de reabilitação.
Algumas plantas são excelentes para ter na horta. Chás medicinais e temperos naturais podem agregar mais saúde nas refeições e complementar tratamentos de saúde. Ainda, são plantas que se adaptam em espaços pequenos, como vasos em apartamentos, e lugares mais amplos, em canteiros e jardins.
Veja algumas opções para você incluir na sua horta e os principais efeitos terapêuticos de cada uma delas:
Fazer uma horta em casa é algo acessível, adaptável e cheio de benefícios para a saúde. Verduras, legumes, temperos naturais e chás medicinais apresentam propriedades terapêuticas e nutricionais importantes para o corpo, principalmente quando são consumidos de forma natural e colhidos do seu jardim.
Para saber mais sobre as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças, siga a leitura com o post o que é fitoterapia? Conheça a técnica e importantes ativos.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar