Cozinhar carne a altas temperaturas tem sido associado a substâncias químicas causadoras de câncer, chamadas de aminas heterocíclicas (HCAs). Mas uma nova pesquisa publicada em Food Additives & Contaminants: Part A descobriu que marinar carne de porco em cerveja antes de grelhar reduz a quantidade de agentes cancerígenos causados pelo processo de cozimento (Food Addit Contam Part A: Chem Anal Control Expo Risk Assess. Jan 21, 2015).
Os pesquisadores marinaram amostras de carne de porco durante quatro horas em cerveja Pilsen, cerveja Pilsen não alcoólica, ou uma cerveja tipo ale preta, em seguida, prepararam numa grelha (a carvão) a uma temperatura alta. Enquanto todas as três cervejas reduziram a formação total de HCA na carne de porco, a cerveja preta foi a mais eficiente, com 90% de inibição.
Pesquisa anterior pelos mesmos autores do estudo confirmou que as mesmas cervejas também reduziram a formação de produtos químicos nocivos chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), que foram diretamente ligados a danos no DNA e ao desenvolvimento de tumores em células do cólon, mama, próstata e sistema linfático.
Nota do Editor: Quando se trata de sabor, a marinada fornece um sabor de cerveja sutil na carne. Embora a maior parte do líquido seja descartada, a carne de porco pode reter um pouco de álcool, mesmo após cozedura. Para evitar o consumo de álcool, use uma cerveja sem álcool.
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte: http://www.lifeextension.com/Magazine/2015/5/In-The-News/Page-01
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar