Um crescente número de estudos vem evidenciando os benefícios da suplementação diária do extrato de chá verde, mais notadamente um de seus constituintes, o polifenol epigalocatequina-3-galato (EGCG), para uma série de prevenções e condições, em especial as relacionadas com o processo de envelhecimento.
Em mulheres na pós-menopausa, os polifenois do chá verde – Camellia sinensis – demonstraram reduzir os níveis de estresse oxidativo. Efeito este ainda mais significante se em conjunto com exercícios como o Tai Chi, que aumentam a força muscular. Estudos subsequentes demonstraram reduções significativas nos marcadores de perda óssea em mulheres suplementadas, bem como o aumento da força muscular. Este é um fator vital na prevenção de quedas que podem levar a fraturas e à perda da independência quando mais velhas. (1)
Recentemente, um novo estudo publicado em The American Journal of Clinical Nutrition traz mais um benefício do extrato: sua suplementação pode reduzir tanto os níveis de colesterol total quanto de LDL em mulheres pós-menopáusicas. (2)
O estudo auxiliar (braço paralelo de outro estudo) clínico, controlado por placebo e duplo-cego envolveu 1.075 mulheres, as quais foram randomizadas para ou receber extrato de chá verde (EGCG, n=538) ou placebo (n=537) durante 12 meses. Dessas, 936 completaram o estudo, sendo que o grupo EGCG apresentou redução de 2,1% do colesterol total e 4,1% do colesterol LDL, comparado com o grupo placebo, o qual sofreu aumentos de 0,7% e 0,9%, respectivamente. Foi observado um aumento de 3,6% nos níveis de triglicerídeos, especialmente em mulheres obesas e usuárias de estatinas do grupo EGCG.
As cápsulas usadas no estudo eram descafeinadas e continham 1.315mg de catequinas (843mg de EGCG) – como dose diária.
Os autores escreveram, “Os mecanismos exatos do extrato, o qual EGCG e outras catequinas do chá verde exercem seus efeitos redutores de lipídios, permanecem desconhecidos. A hipótese é que isto se dê através da supressão da biossíntese do colesterol, a interferência da absorção do lipídio e aumento de excreção fecal de colesterol”.
Traduzido por Essentia Pharma
Estudos:
1- Shen CL, et al. Effect of green tea and Tai Chi on bone health in postmenopausal osteopenic women: a 6-month randomized placebo-controlled trial. Osteoporos Int. 2012
2- Samavat H, et al. Effects of green tea catechin extract on serum lipids in postmenopausal women: a randomized, placebo-controlled clinical trial. The American Journal of Clinical Nutrition, 2016. DOI: 10.3945/ajcn.116.137075
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar