A artrite reumatoide pode ser uma doença grave podendo danificar drasticamente as articulações, a ponto de torná-las quase que completamente inúteis. A ideia de que a dieta possa desempenhar algum papel nesta doença é completamente ignorada pelos reumatologistas convencionais. Mas, e se eles estiverem errados?

Estou aqui para dizer-lhe claramente que eles estão errados. Tenho visto em primeira mão pacientes documentados com artrite reumatoide entrar em remissão completa simplesmente por terem mudado suas dietas. E agora, finalmente, um estudo duplo-cego controlado comprova o efeito. Esperemos que os reumatologistas prestem atenção a ele.

Pesquisadores mediram todos os valores laboratoriais, sintomas e achados físicos de um grupo de 53 pacientes com artrite reumatoide. Em seguida, dividiram em dois grupos: Um grupo permaneceu nas suas dietas normais e o outro grupo entrou num jejum de 7-10 dias. Após o jejum, esse grupo entrou em uma dieta vegana, livre de glúten, ajustada individualmente para três meses e meio.

No final dos 3,5 meses, eles adicionaram produtos lácteos completando um ano. No final do ano, os investigadores reexaminaram ambos os grupos e os resultados devem fazer todos os reumatologistas prestar especial atenção para o velho ditado: “Eles não me ensinaram tudo na faculdade de medicina.” Aqui está o que eles descobriram:

“Para todas as variáveis clínicas e a maioria das variáveis laboratoriais medidas, os 27 pacientes no grupo de jejum e dieta vegetariana melhoraram significativamente em comparação com os 26 pacientes do grupo controle que seguiram a dieta onívora habitual durante todo o período do estudo.” Um ano após os pacientes completarem o estudo, os pesquisadores reexaminaram novamente e mesmo depois, os resultados persistiram.

O teste de alergia alimentar que eles usaram foi de nenhuma ajuda. Isso não me surpreende. Eu acho que muitas pessoas dependem dos testes de alergia alimentar para dizer-lhes quais alimentos podem ser um problema para eles.

Não me interpretem mal. Eu uso os testes de alergia alimentar, mas reconheço que há uma boa taxa de erro de 20-30% neles. Isso significa que há uma chance de 20-30% dos alimentos considerados ‘mocinhos’ poderem não ser, e a mesma chance dos alimentos relatados como ‘vilões’ serem realmente inofensivos.

A única maneira infalível de descobrir se a sua artrite é causada por alimentos é fazer o que estes pesquisadores fizeram. Faça um jejum de suco natural e fresco de 7 a 10 dias. Em seguida, comece uma dieta vegana, livre de glúten até que os sintomas desapareçam. Uma vez que eles tenham desaparecido, você pode começar a adicionar carnes, laticínios e trigo (um de cada vez), para determinar quais são os alimentos problemáticos para você. É provável que seja os alimentos que você come com mais frequência atualmente.

 

Traduzido por Essentia Pharma

Autor: Frank Shallenberger, MD

Fonte: https://www.secondopinionnewsletter.com/Health-Alert-Archive/View-Archive/12350/How-to-completely-reverse-rheumatoid-arthritis-without-drugs.htm

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”