Uma pele bronzeada, hidratada e com aspecto saudável é um desejo de muitas pessoas no verão, especialmente quando esse processo é feito por meio de um bronzeamento natural. Isso, porque mais do que pegar uma corzinha, o sol pode ser um grande aliado para manter a saúde do organismo.
Confira neste post, como é feito o bronzeamento natural, benefícios, cuidados e os nutrientes que atuam a favor da pele.
Como o próprio nome sugere, o bronzeamento natural é a exposição direta ao sol, entre 8h e 10h da manhã ou após às 16h, horários de menor incidência dos raios UVA e UVB. Para esse tipo de bronzeamento o uso de protetor solar não deve ser dispensado, bem como a hidratação da pele e do corpo.
Algumas empresas oferecem técnicas específicas para bronzeamento natural, que incluem a exposição solar em horários de maior incidência dos raios ultravioletas, com o uso de biquínis feitos com fitas adesivas e produtos que prometem o bronze perfeito. No entanto, a técnica não é indicada por dermatologistas e pode ser prejudicial à saúde.
Mais do que uma questão estética, uma pele bronzeada garante benefícios ao organismo, sendo o maior deles a ativação da vitamina D. Isso ocorre porque ao penetrar na pele, os raios solares produzem uma reação fotoquímica, estimulando a produção da vitamina.
Entre os benefícios da vitamina D estão:
Para produzir vitamina D de forma eficiente é necessário permanecer de 10 a 15 minutos no sol, durante o horário de maior intensidade dos raios ultravioletas (entre às 10h e 16h), sem o uso de protetor solar, de duas a três vezes por semana. Peles mais escuras precisam de mais tempo, em torno de 30 a 40 minutos, para obter o mesmo resultado.
Vale destacar, no entanto, que esse período de tempo deve ser respeitado. Isso significa que a exposição prolongada ao sol nesses horários deve ser evitada, por estar relacionada ao envelhecimento cutâneo, surgimento de manchas, queimaduras e doenças como câncer de pele.
Um bronze natural e saudável não exige apenas cuidados externos, mas também de dentro para fora.
Alguns nutrientes possuem a capacidade de proteger a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta e outros agentes que aceleram o seu envelhecimento. Entre eles estão os carotenoides, o ácido hialurônico e algumas vitaminas, como a A, C e E.
A vitamina A desempenha um papel importante na renovação celular, na síntese de colágeno, no combate aos radicais livres e na microcirculação cutânea. Seu principal derivado é o retinol, conhecido por amenizar a flacidez e proporcionar uma aparência mais firme e uniforme da pele. Também pode reduzir a oleosidade e os danos causados pela exposição solar, como o envelhecimento.
É encontrada na natureza apenas em alimentos de origem animal, como fígado, gemas de ovos, derivados do leite e óleo de peixe. No entanto, alguns vegetais possuem pró-vitamina A ou carotenoides (precursores da vitamina A no organismo), como a cenoura, o mamão e o espinafre.
Essencial para a formação do colágeno e a elastina, a vitamina C está entre as queridinhas para os cuidados com a pele. Age no combate à flacidez e aos radicais livres, na redução de rugas e linhas finas, além de deixar a pele mais firme e uniforme.
A vitamina também é conhecida pelo seu potencial no combate a melasmas ou manchas escuras causadas pelo sol, por inibir a produção de tirosinase e potencializar os efeitos do filtro solar.
Seus benefícios incluem o efeito antioxidante na proteção da pele, reduzindo o estresse oxidativo causado pelo sol, toxinas e efeitos do calor ou frio excessivo. Possui ainda ação umectante, anti-inflamatória e de reforço à barreira cutânea.
Juntamente com a vitamina C, contribui para o rejuvenescimento da pele, suaviza linhas de expressão e proporciona maior firmeza, radiância e uniformidade ao tom da pele, além de oferecer proteção a nível celular.
Precursor da produção de vitamina A no organismo, o betacaroteno é um carotenoide que desempenha um importante papel antioxidante, com efeito fotoprotetor na prevenção dos danos causados pelos raios ultravioletas.
Um estudo observou a prevenção e o reparo do envelhecimento da pele causados pela exposição ao sol, ao tomar 30mg diárias de betacaroteno por 90 dias. Como resultados, os pesquisadores observaram uma melhora nas rugas faciais e na elasticidade da pele, além do aumento dos níveis de RNA mensageiro (molécula que contém a informação necessária para construir uma proteína e determinar a sequência de aminoácidos) do procolágeno tipo I.
Outro carotenoide que se acumula na pele, em especial na epiderme, o licopeno também atua na fotoproteção endógena e contribui na prevenção dos danos causados pela exposição solar.
Os efeitos do licopeno na pele foram analisados em um estudo realizado na Universidade de Manchester, em que 20 participantes realizaram a ingestão diária de 55g de pasta de tomate (equivalente a 16mg de licopeno) por 12 semanas. Os resultados evidenciaram a proteção contra os danos causados pelos raios UV, especificamente em queimaduras solares, inflamação e estresse oxidativo.
Ainda na família dos carotenoides está a astaxantina. Pesquisas evidenciam que esse poderoso antioxidante também está relacionado à proteção da pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas.
Um estudo duplo-cego controlado por placebo analisou os efeitos da astaxantina em pessoas saudáveis. Os resultados mostraram que o grupo da astaxantina apresentou dose mínima de eritema (manchas vermelhas na pele), além de menor perda de hidratação na área irradiada.
O ácido hialurônico é um ativo conhecido pelo seu efeito hidratante (possui alta capacidade de reter água) e por dar volume aos tecidos. Ele atua preenchendo o espaço entre as células e, por isso, é muito utilizado para a redução de rugas e linhas de expressão, para dar firmeza e aumentar o viço da pele. Ainda, é capaz de neutralizar os radicais livres.
Com o passar dos anos e sob o impacto de fatores que contribuem para o envelhecimento da nossa pele (sol, falta de hidratação, toxinas,…), a concentração de ácido hialurônico diminui, o que causa o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez, sendo necessária a sua reposição.
Agora que você já conhece tudo sobre bronzeamento natural, saiba também que esses nutrientes podem ser feitos em formulações manipuladas, em cápsulas com substâncias concentradas, ou ainda, associadas a outros ingredientes. Converse com seu médico ou nutricionista e manipule sua fórmula na Essentia Pharma!
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar