A citrulina é um aminoácido não essencial, ou seja, é produzida naturalmente pelo nosso corpo. Associada com ação vasodilatadora, os níveis de citrulina podem ser aumentados por meio do consumo de alguns alimentos ou o uso de suplementos.
Fique com a gente e saiba tudo sobre o papel desse aminoácido no organismo, os efeitos benéficos que pode trazer para a saúde, onde pode ser encontrado e quando é recomendado.
A citrulina ou L-citrulina é um aminoácido com benefícios relacionados à saúde cardiovascular e sexual, além da melhora na performance esportiva. Também desempenha um papel importante no ciclo da uréia, contribuindo para a eliminação de compostos nocivos do corpo.
Ao ser consumida, parte é convertida em arginina, outro aminoácido, e contribui para elevar os níveis de óxido nítrico (NO), proporcionando uma maior ação vasodilatadora e o aumento do fluxo sanguíneo, induzindo, ainda, maior flexibilidade nas paredes dos vasos.
Esse mecanismo de ação promove melhora na resistência física, auxilia no controle da hipertensão e no tratamento da disfunção erétil, contribuindo na performance sexual.
Em suplementos alimentares a citrulina pode ser encontrada de duas formas:
Alguns estudos destacam os benefícios potenciais da citrulina à saúde, especialmente os relacionados ao coração, à disfunção erétil e à performance esportiva.
Um estudo duplo-cego randomizado, controlado por placebo, examinou os efeitos a curto prazo da suplementação de citrulina na rigidez arterial em humanos. Nele, 15 indivíduos saudáveis do sexo masculino (com idade de 58 ± 4 anos) receberam 5,6g/dia de citrulina ou placebo por 7 dias.
Ao término do estudo, o grupo que ingeriu citrulina teve o óxido de nitrogênio sérico (NOx, a soma de nitrito mais nitrato) e produtos metabólicos relacionados ao aumento de óxido nítrico significativamente aumentados, sem alterações na pressão arterial.
Com isso, concluiu-se que a suplementação de citrulina a curto prazo pode melhorar a rigidez arterial, sem alterar a pressão, em humanos.
Em relação à performance esportiva, um outro estudo duplo-cego randomizado, controlado por placebo, contou com 22 indivíduos treinados, consumindo 2,4g/dia de citrulina ou placebo, via oral, por 7 dias.
No oitavo dia, o grupo ingeriu 2,4g de citrulina ou placebo 1 hora antes de uma prova de ciclismo de 4 km. Eles foram avaliados quanto ao tempo necessário para completar o percurso, juntamente com a potência, o nitrito e nitrato plasmático e os níveis de aminoácidos.
Em comparação com o placebo, concluiu-se que a suplementação com citrulina aumentou significativamente os níveis plasmáticos de arginina e reduziu o tempo de conclusão da prova. Ainda, o aminoácido melhorou a sensação de fadiga muscular e concentração imediatamente após o exercício.
Um estudo com 24 indivíduos (idade média de 56 ± 10 anos) que receberam placebo por 30 dias e 1,5g/dia de citrulina por mais um mês, concluiu que o aminoácido pode ser eficaz, seguro e bem aceito pelos pacientes.
Nesse grupo, a melhora da disfunção erétil leve para função erétil normal ocorreu em 50% dos homens que tomaram citrulina e em 8,3% dos pacientes que utilizaram placebo. O número médio de relações sexuais por mês também aumentou ao final da fase de tratamento.
Além de ser produzida naturalmente no organismo, a citrulina pode ser encontrada em alguns alimentos ou suplementos:
A citrulina é encontrada na composição de suplementos e opções manipuladas. Porém, enquanto a maioria das opções apresenta o aminoácido na sua forma padrão, há produtos que apresentam a citrulina com maior biodisponibilidade e liberação prolongada, o que contribui para melhorar os resultados desejados.
Enquanto a citrulina padrão apresenta 100% de liberação da dose dentro de 1 hora, a tecnologia Micro-SRTM proporciona a liberação prolongada do ativo por até 10 horas, otimizando seus resultados no organismo.
Por meio dessa tecnologia, a citrulina é micronizada e microencapsulada, promovendo uma liberação sustentada do ativo, em que 35% ocorre na primeira hora e o restante ao longo das próximas 9 horas. Além da maior biodisponibilidade, outra vantagem dessa tecnologia é não causar efeitos gastrointestinais adversos.
A suplementação com citrulina pode ser recomendada em questões relacionadas à vasodilatação, como para quem deseja melhorar o desempenho físico, a qualidade da ereção e a performance sexual, e a dilatação dos vasos sanguíneos (promovendo o fluxo sanguíneo e a pressão arterial saudáveis).
A quantidade recomendada para cada objetivo, bem como o melhor horário para ingestão e a combinação com outros ativos, deve ser indicada por médico ou nutricionista de acordo com cada caso.
A citrulina é considerada segura e bem tolerada pela maioria das pessoas. No entanto, em alguns casos, devido à sua rápida liberação no organismo (cerca de 1 hora após a ingestão), pode causar absorção reduzida e/ou efeito laxativo devido ao pico de produção de óxido nítrico no intestino delgado.
De modo geral, não deve ser consumida por gestantes, lactantes e crianças. Pessoas que apresentam comorbidades ou usam medicamentos devem informar o médico ou o nutricionista antes de utilizar a substância.
Para saber mais sobre o uso da citrulina no seu dia a dia, converse com seu médico ou nutricionista. E, se necessitar de manipulação, conte com a Essentia Pharma. Sua fórmula pode ser manipulada na forma de cápsulas ou sachês.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar