Trecho do e-book “Combatendo a inflamação”, desenvolvido pela Harvard Health Publishing e traduzido especialmente para você.
Os pesquisadores sabem há muito tempo que as pessoas solitárias e socialmente isoladas têm mais problemas de saúde, principalmente à medida que envelhecem. Elas têm uma incidência maior de tudo, desde resfriados e gripes a doenças cardíacas, depressão, mal de Alzheimer e até mesmo cânceres agressivos.
Uma variedade de explicações foi oferecida, incluindo as comportamentais – por exemplo, as pessoas que não têm uma rede de amigos próximos ou familiares não têm ninguém para motivá-las a comer bem e se exercitar. Mas agora parece que pode haver outro motivo. Parece que a solidão faz com que os glóbulos brancos sejam mais ativos, levando a níveis mais elevados de inflamação.
Em um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, rastrearam 141 pessoas por cinco anos. Eles registraram a “percepção da solidão” em intervalos regulares e também coletaram amostras de sangue para avaliar a atividade do gene e os níveis de um neurotransmissor importante envolvido na resposta de luta ou fuga.
Os resultados mostraram claramente que a solidão estava correlacionada com o aumento da atividade dos genes inflamatórios, e que também andava de mãos dadas com uma resposta antiviral reduzida (especificamente, níveis mais baixos de interferon), tipicamente encontrada no cenário de luta ou fuga.
Em suma, diferentes partes do sistema imune estavam reagindo de maneiras diferentes – em detrimento das pessoas que sentiam solidão – mesmo depois que os pesquisadores contabilizaram outros fatores potenciais para a inflamação.
Saiba mais sobre inflamação e conheça outras formas de combatê-la. Acesse o conteúdo completo da Harvard Health Publishing traduzido por nós e disponibilizado para você!
Acesse o conteúdo completo do e-book Combatendo a Inflamação
Ao baixar o conteúdo, você assina a nossa newsletter e concorda com a nossa política de privacidade.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar