Você já parou para pensar no papel das formas farmacêuticas? Cápsulas, gomas, soluções orais, cremes, pastilhas e tantas outras apresentações vão muito além de apenas variar o modo de uso. Elas influenciam diretamente a adesão ao tratamento, a experiência do paciente e, em muitos casos, a eficácia e absorção dos ativos.
Escolher a forma farmacêutica adequada pode ser o diferencial entre um tratamento que funciona apenas na teoria e outro que na prática tem seus efeitos positivos também na rotina das pessoas.
Neste conteúdo, você vai entender o que são formas farmacêuticas, como a personalização amplia as possibilidades terapêuticas e de que forma a escolha correta pode transformar a experiência e os resultados do tratamento, além de conhecer as soluções inovadoras da Essentia Pharma. Confira!
O que são formas farmacêuticas?
As formas farmacêuticas são as diferentes apresentações em que um medicamento pode ser preparado e oferecido. Através da manipulação, essas formas permitem adaptar o tratamento à realidade do paciente, facilitando o uso no dia a dia e, em alguns casos, melhorando a absorção e o aproveitamento do ativo pelo organismo.
Seja em comprimido, cápsula, pomada ou spray, a escolha da forma farmacêutica é estratégica. Ela deve considerar fatores como: idade, rotina, preferências, limitações físicas e até mesmo a percepção que o indivíduo tem sobre o uso de medicamentos, impactando diretamente a eficácia e o conforto durante o tratamento.
Principais tipos de formas farmacêuticas
As formas farmacêuticas tradicionais podem ser classificadas nos seguintes grupos:
- formas sólidas (comprimidos, cápsulas e pós);
- formas líquidas (soluções orais e soluções em gotas);
- formas semissólidas (pomadas, cremes e géis);
- formas gasosas (sprays e inaladores);
- formas injetáveis (soluções estéreis).
No entanto, a manipulação de medicamentos permite ir além das categorias tradicionais. É possível desenvolver formas inovadoras e mais atrativas, que se ajustam melhor à rotina e às preferências de cada paciente, como chocolate, gomas, geleias ou até mesmo pirulitos. Essas opções são pensadas para aumentar a aceitação e facilitar o uso contínuo do tratamento.
Por que e quando usar diferentes formas farmacêuticas?
Uma das vantagens da farmácia de manipulação é a possibilidade de personalização de tratamentos. Isso significa olhar para além do ativo prescrito e considerar as necessidades de cada pessoa, como é sua rotina, quais suas dificuldades e preferências, para que a medicação possa ser prescrita na forma em que será melhor aproveitada.
Nesse contexto, o uso de diferentes formas farmacêuticas permite adaptar o tratamento ao dia a dia real do paciente, aumentando as chances de que o medicamento seja utilizado corretamente e pelo tempo necessário para gerar resultados.
Adesão ao tratamento
Personalizar o tratamento com o uso de diferentes formas farmacêuticas pode influenciar diretamente a sua adesão. Nem todas as pessoas se adaptam bem às cápsulas ou aos comprimidos, seja por dificuldade de deglutição, rejeição ao sabor ou até pela associação ao remédio.
Em crianças, por exemplo, a aceitação pode variar de um dia para o outro. Há momentos em que elas podem aceitar bem gomas saborizadas, já em outros, podem preferir uma geleia, um chocolate ou até mesmo uma solução oral. Por isso, ter diferentes possibilidades permite ajustar o tratamento conforme a fase, o dia e até mesmo o humor de quem está consumindo, sem comprometer sua efetividade.
Já em tratamentos contínuos ou de longo prazo, é essencial encontrar uma forma farmacêutica agradável e prática, a fim de evitar abandonos e esquecimentos.
Ampliar o alcance terapêutico
Cada via de administração tem uma velocidade de absorção e biodisponibilidade diferentes. Formas alternativas, como transmucosas, tópicas e injetáveis, podem ser eficazes quando há restrições digestivas, dificuldade de absorção ou necessidade de ação mais rápida, por exemplo.
Em idosos, essa adaptação se torna ainda mais relevante. Muitas vezes eles já fazem uso de diversos medicamentos ao longo do dia e podem não aceitar mais uma cápsula, seja por dificuldade de deglutição ou por associação a remédios convencionais.
Nesses casos, formas como soluções orais, pastilhas, gomas, chocolates ou cremes de uso tópico podem facilitar o uso e reduzir a resistência ao tratamento. Detalhes como tamanho, formato, textura e aparência são decisivos.
Ajustar a forma farmacêutica à realidade pode melhorar a experiência do usuário e ampliar o alcance da terapia.
Adaptação ao estilo de vida
Indivíduos com rotinas dinâmicas preferem formatos portáteis, práticos e discretos. Oferecer diferentes formas farmacêuticas permite que o tratamento acompanhe o estilo de vida e as necessidades de cada pessoa.
No caso de crianças, por exemplo, formas líquidas saborizadas, gomas ou preparações consideradas divertidas podem tornar o momento de uso mais leve e desassociar com obrigação. Já para adultos e idosos, a possibilidade de escolhas mais agradáveis ajuda a incluir o tratamento à rotina com mais naturalidade.
Quando a forma farmacêutica faz sentido para a vida da pessoa, a aceitação aumenta, a adesão melhora e o tratamento tem mais chances de sucesso.
Diferenciais das fórmulas Essentia Pharma
A Essentia Pharma acredita que o papel da farmácia de manipulação vai além de apenas entregar um medicamento. Trata-se de oferecer soluções seguras e eficazes, que auxiliam no bem-estar e na saúde.
Ao unir tecnologia, ciência e um olhar de cuidado com a personalização, fórmulas que se adaptam às necessidades individuais são criadas, contribuindo para o sucesso dos tratamentos. Isso se reflete em diferenciais importantes no processo de manipulação, como:
- Uso de matérias-primas de alta pureza, com respaldo científico;
- Processos rigorosos que garantem segurança, precisão e estabilidade das fórmulas;
- Composições limpas, sem açúcar, parabenos, aromas, corantes ou adoçantes artificiais;
- Equipe multidisciplinar em constante atualização;
- Desenvolvimento de soluções personalizadas;
- Utilização de tecnologias avançadas e sistemas exclusivos;
- Foco na melhor experiência dos usuários.
Formas farmacêuticas desenvolvidas pela Essentia Pharma
A Essentia Pharma, com seus anos de expertise, desenvolve formas farmacêuticas que possibilitam atender diferentes perfis de pacientes, para que todos possam se beneficiar de diversas possibilidades na manipulação de medicamentos, tornando mais simples a introdução na rotina e permitindo maior adesão ao tratamento.
Conheça a seguir as formas farmacêuticas desenvolvidas pela Essentia Pharma:
Formas sólidas e de liberação controlada
As formas sólidas são medicamentos nos quais o ativo está compactado, encapsulado ou misturado a excipientes que dão forma, estabilidade e facilitam sua administração.
Essas são as formas mais comumente utilizadas, e têm boa durabilidade, são de fácil transporte e com a possibilidade de liberação controlada do medicamento, isso é, desenvolvidas para liberar o ativo de maneira lenta ou contínua, ao invés de liberar de uma vez só.
Cápsulas clean label e personalizadas

Na prescrição pode ser escolhido o tipo de cápsula a ser utilizada no tratamento. Na Essentia Pharma, existe a possibilidade de cápsulas livres de corantes artificiais e coloridas naturalmente, facilitando a diferenciação dos medicamentos na hora do consumo.
Além disso, são disponibilizados diferentes tamanhos de cápsulas, a fim de se adequar ao perfil do indivíduo e aumentar a adesão.
A Essentia Pharma tem disponível os seguintes tipos de cápsulas:
- Vegetal;
- Tapioca;
- Clorofila;
- Gastrorresistente (dissolvida no intestino);
- Gelatinosa;
- Cenoura roxa;
- Spirulina azul.
Cápsulas com tecnologia de liberação controlada

- Slow release: cápsula com veículo especial que promove a liberação lenta do ativo. Geralmente é indicada quando se deseja um tempo maior de ação do medicamento no organismo ou redução de possíveis efeitos colaterais. Um exemplo pode ser a cafeína ou o hormônio tireoidiano T3.
- Sprinkle: cápsula vegetal de fácil abertura, proporcionando maior facilidade aos pacientes com dificuldade de deglutição, podendo abri-la e despejar seu conteúdo em água, alimentos ou diretamente na boca.
Formas em pó

São alternativas para fórmulas cuja dose equivale a um grande número de cápsulas ou para pessoas com dificuldade de deglutição, facilitando assim a sua administração e proporcionando maior conforto.
- Shake: dispensado em pote com uma colher dosadora que indica a quantidade de pó correspondente a uma dose. É vegano e está disponível nos aromas de abacaxi, baunilha, cacau, laranja, limão, morango e uva.
- Sachê: com a mesma base e sabores do shake, mas já dispensado na dose individualizada, facilitando o transporte no dia a dia.
Formas líquidas

Nas formas líquidas os medicamentos encontram-se dissolvidos, dispersos ou suspensos em um veículo líquido, podendo ser prescritos a fim de facilitar a administração para pessoas com problemas de deglutição ou para crianças.
- Solução oral: permite uma grande quantidade de fármacos na mesma formulação, proporcionando o consumo em uma única dose ao invés de várias cápsulas. Por ser similar a um xarope, é mais fácil de ser consumido e por isso pode ser indicado para crianças, facilitando a rotina e sendo possível escolher o sabor preferido delas. Além disso, não contém açúcares e outros aditivos como os xaropes convencionais. É vegana e está disponível nos sabores de framboesa, morango, laranja, menta e cacau.
- Solução lipofílica em gotas: gotas oleosas e veganas que contribuem para facilitar e potencializar a absorção de fármacos lipofílicos. Está disponível nos sabores de morango e laranja.
- Solução em gotas: solução à base de água que permite veicular pequenas quantidades de ativo. Está disponível nos sabores de morango, laranja, menta, framboesa e cacau.
- Flaconete (shot): alternativa prática em que os ativos da prescrição já vêm diluídos em uma pequena quantidade de líquido aromatizado. A fórmula está pronta para o consumo, basta bebê-la como um shot, o que facilita sua administração, principalmente para pacientes com a rotina agitada.
Formas transmucosas e sublinguais

São formas desenvolvidas para permitir que o medicamento seja absorvido pelas mucosas, embaixo da língua ou transmucosa, entre a gengiva e a bochecha, dispensando o uso de água, evitando o trato gastrointestinal e, assim, oferecendo uma absorção mais rápida e potencializando alguns efeitos.
Essas soluções podem ser prescritas, por exemplo, para tratamentos que se beneficiem de uma absorção mais rápida, para pacientes com dificuldades de deglutição ou com quadros que podem afetar a absorção oral dos ativos.
- Comprimido sublingual: comprimido para a administração de ativos embaixo da língua. É vegano e está disponível nos sabores de menta, baunilha e uva.
- Cápsula sublingual: indicada para uma rápida absorção dos medicamentos, pode ser mordida para a liberação de seu conteúdo. Está disponível nos sabores de menta, morango e cacau.
- Pastilha sublingual: dissolve-se facilmente sob a língua e libera o fármaco lentamente. Está disponível em dois tamanhos e nos sabores de menta, morango e baunilha.
- Lâmina orodispersível: produzida a partir de polímeros vegetais, é dissolvida rapidamente ao entrar em contato com a mucosa oral. É vegana e está disponível nos sabores de menta e morango.
- Sachê orodispersível: opção prática que facilita o uso em diferentes momentos. Não precisa de água para seu uso, basta deixar o pó dissolver em contato com a mucosa oral. Pode ser prescrita para pessoas sensíveis ao uso de cápsulas ou comprimidos. É vegano e está disponível nos sabores de tangerina e limão.
- Spray nasal: veículo aquoso vegano, desenvolvido para ser adequado ao pH da mucosa nasal.
- Nanoemulsão nasal: solução vegana inovadora em que o ativo é encapsulado em nanoemulsão. Sua estrutura otimiza a absorção local, aumenta a estabilidade dos ativos e proporciona ação rápida e direcionada.
Formas tópicas e semissólidas

São formas aplicadas diretamente na pele e que possuem ação local, permitindo uma liberação controlada do ativo e uma absorção segura e eficaz.
Geralmente são indicadas para fórmulas de uso dermatológico e hormonal e para a personalização de shampoo, condicionador, filtro solar, creme dental, sabonete, gloss, esmalte e outros itens para cuidados com a pele, cabelo e unhas.
- Espuma capilar transdérmica: vegana, com fórmula leve, não oleosa e de rápida absorção, promove a permeação dos ativos no couro cabeludo de forma prática.
- Creme transdérmico: base em creme, onde é possível adicionar ativos dermatológicos ou medicamentos. Está disponível em versões adequadas a diferentes tipos de pele e necessidades.
- Gel transdérmico: veículo oil free, vegano e com textura leve. Geralmente é indicado para tratamentos em peles mais oleosas ou para regiões que necessitem de fácil espalhabilidade.
- Sérum: veículo vegano de textura leve, com rápida absorção e fácil espalhabilidade. Pode ser prescrito para tratamentos dermatológicos na área do rosto.
- Spray: veículo vegano, hidroalcoólico ou aquoso, disponível na forma de spray. Pode ser indicado para a aplicação de substâncias tanto na pele quanto no couro cabeludo.
- Espuma facial: desenvolvida para atender diversos tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis, é uma opção prescrita para formulações de limpeza facial.
Formas hormonais

São formas usadas especificamente para administração de hormônios, naturais ou sintéticos. Podem aparecer em diferentes apresentações e combinadas com formas especiais para melhor absorção e estabilidade.
- T4 líquido: solução oral e vegana do hormônio tireoidiano T4, foi desenvolvida para potencializar e manter a biodisponibilidade e a estabilidade, proporcionando uma rápida absorção e menor interação com alimentos e outros fármacos.
- Creme vaginal: creme biocompatível e vegano, permite uma melhor absorção do fármaco por essa via.
- Filme vaginal: é introduzido com um aplicador e se dissolve rapidamente quando entra em contato com o canal vaginal. É vegano e proporciona maior conforto, visto que é uma película bem fina e de rápida absorção.
- Óvulo vaginal: formulação que se dissolve facilmente quando entra em contato com a mucosa vaginal. Pode ser uma alternativa terapêutica para quem não se adapta ao creme ou filme vaginal.
- Cápsula vaginal: com invólucro composto por material vegetal, como a tapioca, conta com ativos dispersos em pó. Pode ser prescrita como uma alternativa para quem não se adapta às outras formas de administração intravaginais.
- Cápsula combo: composta por 2 cápsulas, uma com o ativo de liberação padrão que fica na parte externa e outra de liberação lenta (slow release) que fica na parte interna. Foi desenvolvida para ser uma forma prática de administrar tratamentos com diferentes perfis de absorção.
- Gel transdérmico hormonal: a Essentia Pharma é referência na produção de hormônios transdérmicos no Brasil. As bases transdérmicas possuem uma tecnologia desenvolvida especialmente para cada hormônio, de acordo com suas especificações e características de solubilidade.
Formas e soluções inovadoras

A Essentia Pharma desenvolveu formas inovadoras que trazem mais conforto e facilidade para o dia a dia dos pacientes e podem ajudar na adesão ao tratamento, tornando-os mais viáveis.
Até mesmo com opções de formas para quem está em dieta restritiva e deseja comer um doce, sendo possível optar por formas à base de cacau, ou para crianças com dificuldade de aceitação das medicações em formas tradicionais.
- Gel comestível: é envasado em embalagens sachê Sport, pronto para consumo e sem a necessidade de água, podendo ser usado durante as atividades físicas. Está disponível em volumes de 30g e 60g, é vegano e pode ser formulado nos sabores de cacau, laranja, limão, uva e tangerina.
- Calda de cacau: rica em antioxidantes como os polifenóis, é vegana e formulada em bisnaga com uma colher dosadora. Geralmente pode ser usada para mascarar o sabor de vitaminas, minerais e outros ativos.
- Spray de cacau: produzido com cacau, é vegano e rico em polifenóis e pode ser administrado diretamente na boca, sendo uma opção prática para indivíduos que gostam de chocolate e estão em dieta restritiva.
- Chocolate: produzido com uma base nutracêutica vegana e disponível em versões de 50% e 70% cacau, é rico em antioxidantes como polifenóis.
- Pirulito: alternativa para crianças, formulado com palatinose e corante natural. Está disponível no sabor de morango.
- Geleia de polpa de frutas: desenvolvida para otimizar a adesão ao tratamento por diferentes perfis. É uma forma prática e fácil de incluir na rotina, podendo ser consumida pura ou em pães e torradas. Com sabor de frutas vermelhas, pode ser prescrita para suplementação de pacientes pediátricos ou com dificuldade de deglutição.
- Gomas: disponíveis nos tamanhos de 14g e 7g. Com opções à base de gelatina e com colágeno hidrolisado, nos sabores de cacau, laranja, limão, uva, baunilha, abacaxi, morango e tangerina, ou vegana, com fórmula à base de algas, disponível nos sabores de morango, laranja, limão e uva.
- Gel dental: higieniza os dentes de forma eficaz, preservando a integridade do esmalte sem agredir a mucosa bucal. Ainda auxilia na proteção contra as cáries, prevenindo o aparecimento de placas bacterianas e proporcionando uma sensação de refrescância.
- Pack diário: sachê com cápsulas embaladas individualmente que correspondem à dose de formulações com mais de uma cápsula. É uma opção prática que facilita o transporte do medicamento, permitindo carregar somente a dose proporcionada.
Formas injetáveis e parenterais

São medicamentos apresentados em soluções, suspensões ou emulsões 100% estéreis, que entram em contato direto com o corpo e não passam pelo sistema digestivo.
Podem ser prescritos para indivíduos em situações que necessitam de efeito imediato ou quando há dificuldade de absorção de nutrientes pelo sistema digestivo. Diferente de opções orais, que no geral são de uso diário, o medicamento injetável é ministrado em consultório, com período de tempo maior entre uma aplicação e a outra.
Medicamentos injetáveis
Soluções estéreis disponíveis na Essentia Pharma:
- Endovenoso: aplicação diretamente na veia, permite um efeito rápido e maior biodisponibilidade do fármaco, possibilitando a associação de diversos ativos na mesma aplicação e a administração em grandes volumes.
- Intramuscular: permite a administração de ativos aquosos e oleosos diretamente no músculo. Com rápida absorção, geralmente é indicado para medicamentos que precisam de liberação lenta e gradativa dos ativos, otimizando resultados e melhorando a resposta terapêutica.
- Subcutâneo: com aplicação abaixo da pele, no tecido gorduroso, possui absorção mais lenta e controlada.
- Intradérmico: injeção feita na camada mais superficial da pele, abaixo da epiderme. Possui absorção mais lenta e com menor volume de aplicação.
Soluções oftálmicas

São medicamentos líquidos e estéreis, formulados especificamente para serem aplicados nos olhos. Podem ser indicados para tratar infecções, alergias, ressecamento e inflamações ou para lubrificação e melhora do conforto ocular.
Os colírios da Essentia Pharma são livres de conservantes, diminuindo assim a possibilidade de irritações ou reações adversas nos olhos durante o período de tratamento. Além disso, as formulações são preparadas de forma personalizada, seguindo prescrições médicas e atendendo às características e necessidades de cada pessoa.
Formas homeopáticas

A homeopatia tem foco no indivíduo e não na doença, considerando sua individualidade para indicar o medicamento adequado e incentivando o próprio corpo a restabelecer sua homeostase e bom funcionamento.
As fórmulas homeopáticas podem ser incorporadas em diferentes formas farmacêuticas, como:
- Glóbulo: esfera vegana de sacarose, considerada uma das formas mais comuns para tratamentos homeopáticos.
- Supositório: forma farmacêutica vegana que permite a administração das homeopatias pela via retal.
- Gota: na forma líquida, em vidro conta-gotas, pode ser feita com álcool ou glicerina como opção para bebês.
Como é definida a forma farmacêutica ideal?
A forma farmacêutica ideal é definida levando em consideração tanto as necessidades do medicamento como as dos pacientes. Ela deve garantir eficácia, segurança e adesão ao tratamento, isso é, além de ser eficaz, deve ser fácil e prática para o uso no dia a dia.
Como nem sempre todas as formas são possíveis para todos os tipos de ativos, essa decisão deve sempre ser feita em conjunto com o profissional de saúde.
Fatores que influenciam na escolha da forma farmacêutica ideal
- Tipo de substância: as características dos ativos, como sensibilidade a fatores externos e tempo de dissolução são condições que contribuem para a escolha das formas farmacêuticas, como cápsulas ou soluções orais.
- Via de administração: escolhida com base no local e na velocidade do efeito, como via tópica ou injetável.
- Velocidade e duração do efeito: se o medicamento precisa de ação rápida ou de uma liberação controlada.
- Idade e perfil do paciente: a forma farmacêutica ideal deve ser adaptada ao indivíduo. Fatores como sabor, tamanho, facilidade ao engolir e praticidade na rotina são aspectos que determinam a adesão ao tratamento.
- Preferências sensoriais e restrições alimentares: sabor, odor e textura influenciam diretamente na aceitação do medicamento. Pessoas com restrições alimentares, como intolerância à lactose, dietas restritivas e veganos, também precisam de formas farmacêuticas adequadas.
- Frequência de uso e rotina do paciente: quanto mais fácil de incluir na rotina, maior a adesão ao tratamento.
- A decisão é feita junto com o profissional de saúde: a escolha final envolve o prescritor, ele é quem avalia a necessidade clínica, a dosagem, a condição de saúde e o melhor formato para quem utiliza.
Controle de qualidade na produção de medicamentos manipulados
Para oferecer formas farmacêuticas inovadoras é necessário garantir que todos os processos da manipulação ocorram com excelência. O controle de qualidade assegura que cada medicamento manipulado siga padrões rigorosos de pureza, segurança e eficácia. Para isso, é necessária uma estrutura preparada, com ambientes limpos, organizados e estéreis, essenciais para preparações injetáveis, por exemplo.
A tecnologia também auxilia os processos, com equipamentos avançados que permitem acompanhar etapas de produção em tempo real, aumentando a precisão e reduzindo riscos de falhas.
Além disso, cada matéria-prima deve ter sua pureza e concentração certificadas, além de fornecedores qualificados, assegurando que o insumo atenda às especificações exigidas. Para saber mais acesse a categoria sobre tecnologia e qualidade em nosso blog e entenda todas as particularidades que envolvem a manipulação de medicamentos.





