A administração de medicamentos em crianças é um desafio para os pais, não é mesmo? Você sabe quais são as formas farmacêuticas mais indicadas para os pequenos? Há opções que facilitam essa tarefa, como os xaropes, e outras nem tão conhecidas, como gomas e chocolates, que possuem um sabor mais doce e têm ótima aceitação do público infantil.
Ainda mais do que os adultos, as crianças possuem as suas particularidades fisiológicas, motoras e psicológicas, principalmente, na hora de consumir um medicamento.
Além disso, a preocupação dos pais é sempre encontrar um tratamento eficaz e seguro para os pequenos. Quer saber mais? Continue a leitura e saiba quais são as melhores formas farmacêuticas para crianças.
Os processos fisiológicos de absorção, distribuição, metabolização e eliminação do organismo das crianças passam por muitas alterações durante a maturação biológica. Por isso, as necessidades famacoterapêuticas pediátricas não devem levar em conta apenas a proporção do peso corporal dos pequenos com relação aos adultos.
Além disso, trata-se de uma população bastante heterogênea. Além de abranger indivíduos entre os 0 e 18 anos, eles estão em constante desenvolvimento e apresentam características diferentes entre si ao longo da infância.
Outro ponto que deve ser considerado na hora de administrar formas farmacêuticas para crianças é que nem todos os pequenos têm as mesmas preferências. Por exemplo, as crianças mais novas preferem sabores mais doces e respondem melhor a tratamentos com fórmulas farmacêuticas líquidas.
Pensando em facilitar a administração de medicamentos infantis, foram elaboradas formas farmacêuticas para crianças com formulações inovadoras, inclusive para as sensíveis ou intolerantes a substâncias como açúcar, aromas e adoçantes artificiais, e lactose.
As formulações visam ser o mais natural possível para cumprir apenas seu objetivo primário: carregar o medicamento até o local de destino da forma mais palatável e agradável possível para os pequenos. Isso porque as crianças geralmente não toleram bem o sabor amargo e a deglutição de cápsulas.
Assim, apresentamos diversas opções de formas farmacêuticas para crianças que podem ser utilizadas no intuito de facilitar a administração de medicamentos, além de agradar o público infantil. Confira!
O que é recomendado ter?
⦁ Adoçantes naturais
O que NÃO é recomendado?
⦁ Açúcar
⦁ Aromas artificiais
⦁ Caseína
⦁ Soja
⦁ Parabenos
É importante ressaltar que a escolha pela forma farmacêutica infantil mais adequada deve ser feita em conjunto com o médico pediatra ou nutricionista e levar em consideração as particularidades de cada criança.
Gostou de algumas dessas opções de formas farmacêuticas para crianças? Na Essentia Pharma você encontra todas elas! Entre em contato e manipule com a gente.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar