Os resultados de uma meta-análise publicada em 16 de outubro de 2015, na revista PLOS One, afirmam uma associação entre a suplementação de probiótico e uma redução no colesterol total e lipoproteína de baixa densidade (LDL) em seres humanos.
Pesquisadores da Universidade de Kelo, Tóquio, selecionaram 11 ensaios randomizados que analisaram lipídeos séricos entre homens e mulheres, com ou sem colesterol elevado que consumiram probióticos. As estirpes utilizadas nos estudos incluíram de L. helveticus, L. fermentum, L. bulgaricus, S. thermophilus, L. acidophilus, L. reuteri e outras bactérias probióticas consumidas na forma de cápsulas ou de produtos lácteos fermentados.
A utilização de probióticos foi associada com uma média de 6,56 miligramas por decilitro (mg/dL) na redução do colesterol total e uma redução de 8,49 mg/dL no colesterol LDL. Por mais de 4 semanas, o uso de probióticos foi mais eficaz na redução do colesterol total e LDL em comparação com o uso de curto prazo, e diminuições foram maiores entre aqueles com colesterol levemente elevado.
Traduzido por Essentia Pharma
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar
Olá!
Como podemos ajudar você?