Um estudo publicado on-line no Journal of Nutrition associa a maior ingestão de vitamina K com um menor risco de morte por qualquer causa durante um período de acompanhamento médio de 4,8 anos.
O estudo incluiu 7.216 participantes do estudo PREDIMED, que procurou avaliar o efeito protetor de uma dieta mediterrânea contra o risco de doença cardiovascular em homens e mulheres mais velhos. Respostas aos questionários dietéticos anuais preenchidos pelos participantes foram analisadas para a ingestão de filoquinona (vitamina K1) e menaquinona (vitamina K2). Durante uma média de 4,8 anos, ocorreram 323 mortes, incluindo 81 mortes por doença cardiovascular e 130 mortes por câncer.
A análise ajustada descobriu um risco 36% menor de morte por qualquer causa e um risco 46% menor de morrer de câncer ao longo do follow-up entre aqueles cuja ingestão de vitamina K1 estava entre os primeiros 25% dos participantes em comparação com os 25% dos participantes com menor ingestão. Para aqueles que aumentaram a ingestão de vitamina K1 durante o follow-up, o risco de morte foi 43% inferior e para a vitamina K2, o risco passou a ser 45% menor do que os indivíduos cujo consumo foi reduzido ou inalterado. Maiores consumos de vitamina K1 e K2 também foram associados com um risco menor de, respectivamente, 36% e 59% de morte devido ao câncer durante o período de acompanhamento.
“Do nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a avaliar a associação específica de ambas as formas ativas de vitamina K (vitaminas K-1 e K-2), e suas alterações durante o follow-up, com a mortalidade por câncer, mortalidade cardiovascular, ou mortalidade por todas as causas em um estudo longitudinal prospectivo de indivíduos do Mediterrâneo com risco elevado de doença cardiovascular, e usando medições repetidas da ingestão alimentar”, os autores anunciaram. “Os resultados do presente estudo mostram, pela primeira vez, uma associação inversa entre o aumento do consumo dietético de ambas filoquinona e menaquinona e a mortalidade por câncer ou por qualquer causa.”
Traduzido por Essentia Pharma
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar