Trecho do e-book “Combatendo a inflamação”, desenvolvido pela Harvard Health Publishing e traduzido especialmente para você.
O corpo humano é mais do que simplesmente uma coleção de células, tecidos e órgãos. Todo um mundo microscópico, repleto de mais de 100 trilhões de bactérias, fungos, vírus e protozoários, habita o seu intestino e outras partes do seu corpo. Esses microrganismos superam em número as suas próprias células por um fator de dez para um.
Embora alguns membros do seu microbioma possam deixá-lo doente, a maioria vive harmoniosamente e até prestativa dentro de você. As bactérias benéficas ajudam o corpo a digerir os alimentos, produzir vitaminas, protegê-lo contra as bactérias nocivas e inibir a inflamação.
Embora a composição do seu microbioma permaneça razoavelmente estável, certos fatores ambientais – incluindo uma dieta rica em calorias e gorduras e medicamentos como os antibióticos – podem alterar a sua composição. Algumas dessas mudanças podem danificar a barreira que mantém essas bactérias fora da corrente sanguínea.
Uma vez que a barreira é danificada, as bactérias podem causar inflamação no trato digestivo e em todo o corpo (embora seja incerto como isso acontece). A pesquisa descobriu que um desequilíbrio no microbioma, chamado disbiose, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças autoimunes como doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide e outros tipos inflamatórios de artrite, diabetes tipo 1, esclerose múltipla e lúpus.
Atualmente, os estudos estão investigando se os probióticos (alimentos e suplementos que contêm bactérias vivas benéficas) e os prebióticos (alimentos e suplementos que alimentam e estimulam o crescimento de bactérias benéficas) podem ajudar no tratamento de pessoas com doenças autoimunes.
Até agora, essa pesquisa está inconclusiva. Outra terapia promissora sob investigação é o transplante fecal, que transfere uma amostra do microbioma de um doador saudável para uma pessoa com doença autoimune. Além disso, outras pesquisas estão focadas em como certas dietas – como a dieta mediterrânea – podem alterar o microambiente intestinal de uma forma que atenua a inflamação em doenças autoimunes.
Para saber mais sobre inflamação e seus diferentes impactos para a saúde, acesse o material completo da Harvard Health Publishing traduzido por nós e disponibilizado para você!
Acesse o conteúdo completo do e-book Combatendo a Inflamação
Ao baixar o conteúdo, você assina a nossa newsletter e concorda com a nossa política de privacidade.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar