Em um novo trabalho de pesquisa publicado no Journal of the American Geriatrics Society, Thomas E. Finucane, MD, do Centro de Geriatria Johns Hopkins, em Baltimore, sugere que a prescrição de antibióticos para infecções do trato urinário (ou ITUs) pode ser frequentemente evitada entre adultos mais velhos.
Aqui está o porquê:
A infecção do trato urinário é um diagnóstico vago e feito em excesso que pode ser aplicado a adultos mais velhos que não apresentam sintomas, mas podem ter bactérias na urina e também podem estar se sentindo confusos, sofrendo quedas ou apresentando outros sinais vagos (incluindo alterações no odor ou cor da urina ). Na maioria dos casos, os antibióticos não beneficiam essas pessoas mais velhas.
Os pesquisadores estão chegando a uma nova compreensão sobre os tipos de bactérias, vírus e outros microrganismos que vivem naturalmente no corpo humano. Agora sabemos que a urina de todos contém bactérias e vírus, por exemplo. Nós também sabemos que esses microrganismos geralmente são úteis para o bem-estar geral. Em alguns casos, o tratamento com antibiótico pode ser prejudicial, especialmente para adultos mais velhos.
Alguns grupos de pessoas ainda se beneficiam do tratamento com antibiótico para as ITUs. Esses indivíduos incluem:
1 – Pessoas que estão doentes o suficiente para exigir tratamento antibiótico urgente, independentemente dos achados na urina.
2 – Pessoas com doenças invasivas bacterianas, especialmente infecções renais.
3 – Gestantes e pessoas prestes a ter cirurgia da bexiga ou do trato urinário.
Em seu artigo, o Dr. Finucane diz que os estudos do microbioma – que examinam os benefícios e os danos causados pelos bilhões de organismos que naturalmente vivem no corpo humano – sugerem que o tratamento com antibióticos na ITU pode ser mais prejudicial do que pensávamos anteriormente. Se você acha que tem ITU, ou se já está sob tratamento com antibiótico, é importante falar antes com seu profissional de saúde para avaliar seu tratamento.
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte:https://www.sciencedaily.com/releases/2017/06/170602155240.htm
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar