Um artigo que apareceu on-line em outubro de 2015 no American Journal of Clinical Nutrition revela uma redução da homocisteína total plasmática em homens que foram suplementados com N-acetilcisteína (NAC), um derivado antioxidante do aminoácido L-cisteína. A homocisteína tem sido associada a um maior risco de doença cardiovascular, demência e outras condições adversas.
Pesquisadores em Heidelberg, Alemanha, reanalisaram dados de dois ensaios controlados com placebo, duplo-cegos, envolvendo homens saudáveis de meia-idade que receberam 1,8g por dia de NAC ou um placebo durante 4 semanas. O primeiro estudo incluiu 40 homens com lipídios elevados e o segundo envolveu 42 indivíduos com lipídios normais. A cisteína e homocisteína plasmática, pressão arterial e outros fatores foram avaliados antes e após o período de tratamento.
Indivíduos com nível elevado e normal de lipídios experimentaram reduções significativas na pressão arterial sistólica, e o grupo com hiperlipidemia experimentou redução da pressão sanguínea diastólica. A suplementação com NAC foi associada com um aumento médio de 28% de cisteína plasmática e uma redução de aproximadamente 12% de homocisteína, em comparação com os grupos placebos, independentemente do status lipídico ou tabácico dos indivíduos.
“Em resumo, quatro semanas de suplementação oral de NAC, (1,8g/dia) diminui significativamente o total de homocisteína em fumantes e não fumantes com hiperlipidemia, ou normolipidêmicos de forma clinicamente relevante”, concluem os autores.
Fonte:http://www.lifeextension.com/newsletter/2015/10/n-acetylcysteine-supplementation-associated-with-lower-plasma-levels-of-homocysteine/page-01?utm_source=eNewsletter&utm_medium=email&utm_content=Button&utm_campaign=EZX500E
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar