Estruturas localizadas nas pontas dos cromossomos e responsáveis por proteger seu material genético têm papel fundamental na proliferação de células malignas
Telômeros são pequenas estruturas localizadas nas quatro pontas de cada cromossomo – nosso banco genético. Quando nascemos, eles se proliferam rapidamente para mantermos as nossas divisões celulares em constante funcionamento e, assim, formar novas células e tecidos de acordo como nossos genes comandarem. O envelhecimento da célula começa a acontecer assim que os telômeros passam a perder a capacidade de se dividir e “encurtar”, até a célula morrer.Estudiosos da Fundação Japonesa para a Pesquisa do Câncer, em Tóquio, descobriram que o alongamento forçado dos telômeros promove a redução da diferenciação das células cancerosas, provavelmente reduzindo sua malignidade. Essas descobertas foram publicadas na revista científica Biologia Celular e Molecular.
“Células cancerosas podem querer deixar seus telômeros curtos para manter seu estado indiferenciado”, diz Hiroyuki Seimiya, pesquisador do estudo. Ou seja, elas não vão precisar se diferenciação. As células cancerosas têm telômeros mais curtos em comparação com as células saudáveis, mas eles guardam sua imortalidade através da manutenção do comprimento destes telômeros.
No estudo, o alongamento forçado dos telômeros suprimiu uma série de genes e proteínas que parecem estar envolvidos na malignidade do tumor. Por exemplo, um desses fatores, a N-caderina, está envolvido na metástase do câncer da próstata.
Baseados em seus resultados, os pesquisadores agora propõem que os telômeros também modulem o comportamento das células, controlando a expressão do gene por mecanismos ainda desconhecidos. Segundo os autores, essa descoberta pode levar a novos tipos de tratamentos para o câncer.
Fonte:
Hirashima, K., Migita, T. Sato, S. Muramatsu, Y., Ishikawa, Y., Seimiya, H. Telomere length influences cancer cell differentiation in vivo. Molecular and Cellular Biology, 2013.
American Society for Microbiology (2013, June 27). Telomere length influences cancer cell differentiation. ScienceDaily. Retrieved July 23, 2013.
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar