Os resultados apresentados no Encontro Anual da Associação Americana de Pesquisas em Câncer de 2012, em Chicago, EUA, surgiram após pesquisadores avaliarem o efeito combinado da cafeína e do exercício em animais com tendência a desenvolver câncer de pele.
Os testes mostraram que os animais que ingeriram cafeína e se exercitaram possuíam 62% menos tumores da pele. O volume dos tumores também diminuiu 85% em comparação com os animais que não seguiram o efeito cafeína-exercício.
Efeitos positivos também foram encontrados quando ambos eram avaliados sozinhos (cafeína ou exercício), mas em menor intensidade. Os pesquisadores observaram uma redução de 27% de tumores e de 61% em seu tamanho em animais que ingeriram apenas cafeína. Nos animais que somente se exercitaram, notaram que a atividade do tumor diminuiu em 3% e o volume em 70%.
Em estudos anteriores, a administração oral de cafeína pareceu inibir a carcinogênese induzida por raios UVB e estimular a apoptose nos tumores da epiderme, porém esses mecanismos ainda não são conhecidos (Lu, 2002; Koo, 2007; Conney, 2007).
Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Washington, em Seattle (EUA), modificaram ratos geneticamente para reduzir em sua pele a função da proteína ATR. A proteína desempenha um papel significativo na multiplicação das células da pele danificadas por raios ultravioleta do sol.
Nas experiências com animais, os que tiveram a ação da ATR fortemente reduzida obtiveram resultados melhores que os outros roedores do grupo. Expostos a raios ultravioleta, eles desenvolveram tumores de pele três semanas mais tarde do que os demais. Após 19 semanas de exposição aos raios ultravioletas, os ratos geneticamente modificados tinham 69% menos tumores de pele, e quatro vezes menos cânceres agressivos, precisam os autores dos trabalhos publicados pela revista Proceedins of the National Academy of Sciences (PNAS).
Fonte:
Proc Natl Acad Sci U S A. 2011 Aug 16;108(33):13716-21
Oncol Res. 2002;13(2):61-70.
Br J Dermatol. 2007 May;156(5):957-64.
Photochem Photobiol. 2008 Mar-Apr;84(2):330-8.
Toxicol Appl Pharmacol. 2007 Nov 1;224(3):209-13.
Cancer Res. 2004 Jul 15;64(14):5020-7.
Fonte imagem:
profissionalsaudavel.com.br
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar