A combinação de dois compostos de plantas com propriedades medicinais – curcumina e silimarina – é uma promessa no tratamento do câncer de cólon, de acordo com pesquisa de Saint Louis University (SLU) publicada na edição de 23 de junho do Journal of Cancer.
A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma, que está presente em pratos de curry, e a silimarina é um componente do cardo leitoso (cardo-mariano), que tem sido utilizado para tratar a doença hepática.
Os investigadores e seus alunos estudaram uma linha de células de câncer de cólon em um modelo de laboratório, e descobriram que tratar as células inicialmente com curcumina e, em seguida, com silimarina foi mais eficaz no combate ao câncer do que tratar as células com qualquer fitoquímico por si só, relatou Uthayashanker Ezequiel, Ph.D., autor e professor associado de ciência de laboratório biomédico.
“A combinação de fitoquímicos inibiu as células cancerígenas do cólon de se multiplicar e espalhar. Além disso, quando as células do câncer foram pré-expostas à curcumina e, em seguida, tratadas com a silimarina, ocorreu uma grande quantidade de morte celular.”
“Os fitoquímicos podem oferecer abordagens terapêuticas alternativas para tratamentos de câncer e evitar problemas de toxicidade e efeitos colaterais que a quimioterapia possa causar.”
Ezequiel observou que a pesquisa é preliminar, sendo ainda necessário mais estudos para a confirmação que os compostos são efetivos para o tratamento. Mas ele vê promessa no uso dos fitoquímicos para ajudar a prevenir o câncer de cólon, que muitas vezes é causado por fatores de estilo de vida como a dieta.
O próximo passo no estudo seria compreender como o curcumina e a silimarina impactam as ações das moléculas, tais como a transcrição e expressão genética, que causam mudanças nas células. Em seguida, os compostos poderão ser estudados em modelo animal para então, em seres humanos.
Fonte: http://www.slu.edu/rel-cumin-cancer-720
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar
Olá!
Como podemos ajudar você?