Para quem busca estratégias de gerenciamento de peso, o Morosil pode ser uma delas. Alguns estudos associam esse ativo com a redução da gordura abdominal e do índice de massa corporal, além de outras propriedades que favorecem à saúde.
Conheça as principais características e recomendações do Morosil, também conhecido como extrato da Laranja Moro. Entenda a sua composição, propriedades, benefícios e opções de manipulação.
O que é Morosil?
O Morosil é um extrato seco e natural obtido da laranja moro, um tipo de laranja avermelhada e cultivada às margens do vulcão Etna, na região da Sicília, no sul da Itália.
Antes de entender como o Morosil age no nosso corpo, é interessante destacar as propriedades da fruta da qual o ativo é extraído, que é rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, e uma delas vale a nossa atenção especial: a antocianina.
Antocianina, o diferencial do Morosil
Classificada como um flavonoide, a antocianina se destaca pela sua poderosa ação antioxidante, além de ser o pigmento natural responsável pela coloração avermelhada da laranja moro. Especificamente, esse tipo de laranja apresenta a antocianina cyanidin-3-glucoside (C3G).
A fruta ainda contém alta concentração de vitamina C e ácidos hidroxicinâmicos que, em sinergia, ajudam a potencializar a ação antioxidante do Morosil, além de contribuírem com outras sínteses e reações essenciais para o funcionamento regular do nosso corpo.
Como o Morosil age no organismo?
Quebra e inibição de moléculas de gordura
O Morosil age nas células responsáveis pelo armazenamento de gordura, chamadas de adipócitos. O ativo estimula a quebra das moléculas de gordura e ajuda a diminuir o acúmulo delas. Consequentemente, contribui para reduzir o tamanho dos adipócitos, além de auxiliar na desinflamação dessas células e inibir novos acúmulos de gordura nelas.
Por atuar na modulação do metabolismo dos adipócitos, o ativo possibilita a redução de gordura em regiões onde é mais comum o acúmulo, como, por exemplo, na região abdominal. Pode ainda auxiliar no cuidado da esteatose hepática, também conhecida como acúmulo de gordura no fígado, por agir também no controle dos triglicerídeos e colesterol total.
Redução do colesterol
As propriedades anti-inflamatória e antioxidante do Morosil também podem favorecer a redução do colesterol. A sinergia da antocianina com os outros compostos da Laranja Moro ajuda a diminuir a presença de enzimas que são essenciais para a síntese do colesterol e, assim, contribui com a redução dos triglicerídeos e do colesterol total.
Sensibilidade à insulina
Outra ação do Morosil é a capacidade de favorecer a sensibilidade à insulina. Isso porque quando os adipócitos apresentam baixa quantidade de gordura acumulada, eles liberam hormônios chamados de insulina-sensível, como a adiponectina e a leptina.
Assim, o Morosil pode ser relacionado como um ativo que contribui com o aumento da sensibilidade à insulina, ajudando na redução do açúcar no sangue e apoiando os tratamentos e a prevenção de doenças relacionadas a essa condição, como a diabetes tipo 2.
É interessante lembrar que a leptina é um hormônio que atua na regulação da fome e, por isso, o Morosil ainda pode favorecer o controle do apetite.
Quais são os benefícios do Morosil?
Quando combinado à alimentação equilibrada e à prática diária de exercícios físicos, podemos associar o Morosil como uma ajuda em condições como:
-
- redução da gordura localizada;
- diminuição da inflamação e do estresse oxidativo no tecido adiposo;
- controle do apetite;
- prevenção de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão;
- redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total;
- aumento da sensibilidade à insulina;
- auxílio na redução do açúcar no sangue;
- diminuição do acúmulo de gordura no fígado.
Afinal, o Morosil emagrece?
Os estudos mais recentes sobre o ativo associam suas propriedades com o emagrecimento. Em um deles, realizado com um grupo de voluntários saudáveis com excesso de peso, foram identificadas as reduções do índice de massa corporal, da circunferência da cintura e do quadril em comparação ao grupo placebo.
Claro que é sempre bom lembrar que nenhum ativo fitoterápico ou suplemento emagrece quando administrado e analisado de forma isolada. O que eles fazem é favorecer ou estimular mecanismos no nosso organismo que ajudam a atingir determinado objetivo. Para alcançar melhores resultados, é importante aliar a suplementação com hábitos saudáveis.
O Morosil é seguro?
Por ser um extrato natural da laranja moro, o Morosil é um fitoterápico, que pode ser utilizado como suplemento alimentar, e não é um medicamento. É uma substância bioativa que teve sua segurança avaliada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não sendo comuns efeitos adversos.
Qual a melhor forma para consumir Morosil?
É bastante comum encontrar o Morosil na forma de cápsulas. Mas o ativo pode ser manipulado em outras formas farmacêuticas que preservam as características da substância e sua eficácia e podem facilitar o consumo.
Na Essentia Pharma, sachês, gomas, chocolates, flaconetes e até intramuscular são algumas opções de manipulação do ativo, além das clássicas cápsulas. Consulte seu médico ou nutricionista e se tiver alguma dúvida sobre a manipulação do Morosil, entre em contato com a gente.