Um dos debates mais longos da história – se a natureza ou a criação – acabou por dar empate, porque ambas igualmente influenciam a saúde, dizem os pesquisadores.
Foram analisados 50 anos de dados recolhidos de 14,5 milhões de pares de gêmeos e descobriu-se que suas variações através de características e doenças resultaram ser, na maioria dos casos, 49 por cento com base na genética e 51 por cento no ambiente.
“Ao visitar o debate natureza versus criação, há provas contundentes de que ambos os fatores genéticos e ambientais podem influenciar características e doenças”, afirmou o Dr. Beben Benyamin, do Instituto do Cérebro de Queensland, num comunicado de imprensa.
“O que é reconfortante é que, em média, cerca de 50 por cento das diferenças individuais são genéticas e 50 por cento são ambientais. Os resultados mostram que temos de olhar para nós mesmos acima da visão da natureza versus criação, e sim olharmos como natureza e criação.”
A conclusão do estudo de relatos de semelhanças e diferenças para quase 18.000 traços através de mais de 2.700 estudos mostra que pesquisas futuras devem considerar tanto a genética quanto o ambiente devido as suas influências serem equivalentes no desenvolvimento.
Os pesquisadores dizem que ambas as influências foram equilibradas entre a maioria das características, embora algumas apresentassem diferenças mais amplas. O distúrbio bipolar, por exemplo, verificou-se ser cerca de 70 por cento genéticos e 30 por cento ambientais. A pesquisa também mostrou que traços individuais eram muitas vezes o resultado do efeito cumulativo das diferenças genéticas.
Fonte: http://www.upi.com/Health_News/2015/05/19/Nature-vs-Nurture-Its-a-tie-study-finds/3741432044155/
Por Stephen Feller
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar