Nutrientes são fundamentais em vias metabólicas do coração e previne patologias cardiovasculares
Um estudo publicado recentemente pelo International Journal of Cardiology relacionando a suplementação com coenzima Q10 (CoQ10) e selênio revelou uma redução significativa no risco de morte de doenças cardiovasculares entre homens e mulheres suplementadas. A pesquisa também mostrou uma redução do biomarcador cardíaco NT-proBNP, que revela a tensão na parede das células do coração e é elevado na insuficiência cardíaca congestiva e disfunção ventricular esquerda.
Em um ensaio randomizado, duplo-cego, 443 cidadãos suecos, entre 70 e 88 anos receberam placebo ou uma composição de 200mcg de selênio com 100mcg de CoQ10 duas vezes ao dia durante 4 anos. Níveis do biomarcador do coração (NT-proBNP) e alterações do ecocardiograma foram avaliados em intervalos regulares. Em mais de 5 anos de acompanhamento (que incluiu o período de tratamento), 6% do grupo suplementado e 12,6% do grupo placebo morreu por causas cardiovasculares, o que indicou 54% de redução dos fatores de risco. Quando as causas das mortes foram analisadas, um menor risco de mortalidade foi observado entre aqueles que receberam CoQ10 e selênio em comparação ao grupo placebo, embora a diferença não tenha sido significante. O grupo tratado também demonstrou menores níveis de NT-proBNP e melhor função cardíaca determinada pelo ecocardiograma.
Os autores enfatizam que o selênio é essencial para a atividade ótima de uma proteína necessária para a eficácia de CoQ10, o qual por sua vez atua em várias vias metabólicas no coração. Dessa forma, níveis insuficientes de qualquer desses nutrientes pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares. O selênio pode ser encontrado em grande quantidade na castanha-do-pará e em menores quantidades, porém boas também, no salmão e farelo de trigo. A coenzima Q10, co-fator essencial na produção celular de energia, está presente na carne bovina, amendoim e espinafre.
Os resultados deste estudo podem proporcionar uma base para novas análises sobre os benefícios de uma suplementação combinada de selênio/coQ10 em várias condições clínicas, além dos benefícios em populações maiores que envolvam diversos grupos etários.
Referência:
Alehagen, U., Johansson, P., Björnstedt, M., Rosén, A., Dahlström, U. Cardiovascular mortality and N-terminal-proBNP reduced after combined selenium and coenzyme Q10 supplementation: A 5-year prospective randomized double-blindplacebo-controlled trial among elderly Swedish citizens. Int J Cardiol. 2012 May 22.
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar