Para você que deseja uma pele hidratada e cabelos mais fortes, saiba que o óleo de semente de uva pode ser uma excelente alternativa.
Rico em vitamina E, compostos fenólicos, resveratrol e ômega-6, esse óleo vegetal possui atividade antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória, trazendo diversos benefícios para a saúde da pele e do corpo.
Acompanhe no post!
Extraído da semente da uva, geralmente a partir de um processo de prensagem a frio, esse óleo contém uma grande quantidade de compostos fenólicos com grande potencial antioxidante, como flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos, taninos e estilbeno.
Para complementar esse potencial, o óleo de semente de uva contém ainda tocoferol ou vitamina E e resveratrol. Esses poderosos antioxidantes atuam contra a ação dos radicais livres, protegendo a pele de agentes externos e prevenindo o envelhecimento precoce, além de apresentar propriedades neuroprotetoras.
Entre os principais constituintes desse óleo também está o ácido linoleico, conhecido como ômega-6. Com propriedades anti-inflamatórias e nutritivas, esse ácido graxo essencial possui rápida absorção, desempenhando um papel importante para a hidratação e restauração da pele e cabelos.
Por último, mas não menos importantes, estão os fitoesteróis, substâncias semelhantes ao colesterol que, quando consumidas, podem contribuir para a redução do colesterol ruim (LDL).
Informação nutricional com base em 1 colher de sopa do óleo, o equivalente a 15ml:
Devido à sua composição, propriedades e características sensoriais agradáveis, o óleo de semente de uva tem se destacado na indústria farmacêutica, de cosméticos e também alimentícia.
Com sabor agradável, pode ser utilizado em preparações culinárias e trazer diversos benefícios à saúde. Isso porque mesmo aquecido em altas temperaturas, costuma se manter estável e não produzir compostos tóxicos ao organismo.
O óleo de semente de uva é leve, fluido e suave, facilitando a penetração na pele e trazendo muitos benefícios, como:
O benefício da hidratação na pele também se estende para os cabelos. Esse óleo vegetal é um excelente hidratante para os cabelos, especialmente para as pontas que ficam mais ressecadas. Também evita a queda de cabelo e a quebra dos fios.
Outro ponto forte é a hidratação do couro cabeludo, sendo muito eficaz para o tratamento da dermatite seborreica (caspa).
Além de retardar o processo de envelhecimento e atuar na hidratação da pele e dos cabelos, estudos destacam que os compostos presentes nesse óleo contribuem para a saúde do organismo de modo geral, sendo os principais benefícios:
O óleo de semente de uva pode ser usado diretamente na pele ou no couro cabeludo para massagem e hidratação. Algumas gotas também podem ser adicionadas em cremes e máscaras de cabelo, para tratamentos semanais, ou no xampu no momento da aplicação.
Ainda, o óleo de semente de uva pode estar na formulação de nutricosméticos. Geralmente encontrados em cápsulas, os nutricosméticos ajudam a nutrir “de dentro para fora” por serem feitos com ativos e nutrientes que favorecem a pele, cabelos e unhas.
Para o consumo, é possível acrescentar o óleo de semente de uva em saladas cruas ou cozidas, usar para fritar ou preparar alimentos.
Você pode comprar o óleo de semente de uva em supermercados e lojas de produtos cosméticos ou manipular de acordo com a sua necessidade. Ele pode ser manipulado sem prescrição médica, puro ou em associação com outros óleos. Para saber mais sobre as fórmulas manipuladas, conte com a Essentia Pharma.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar