Os flavonoides são uma classe de compostos fenólicos encontrados no reino vegetal. São estruturas químicas que agem na polinização, na proteção contra insetos, fungos, raios ultravioleta e outras funções importantes para o desenvolvimento da planta.
Já no corpo humano, os flavonoides apresentam benefícios que melhoram a saúde, com destaque para a ação antioxidante.
As atividades farmacológicas desses compostos vêm sendo estudadas e evidenciadas em pesquisas. Algumas delas você vai acompanhar neste post, além de saber mais sobre o conceito, os tipos e benefícios dos flavonoides.
Frutas, verduras, plantas, sementes, chás e muitos alimentos de origem vegetal apresentam flavonoides na composição. São moléculas que, além de protegerem o vegetal, são responsáveis pela coloração de muitos deles, e, por isso, considerados pigmentos naturais.
Estudos já identificaram mais de 4.000 tipos na natureza.
Além de protegerem as plantas, eles apresentam atividades farmacológicas importantes para o nosso organismo, como:
Existem milhares de flavonoides na composição das plantas e nos alimentos de origem vegetal. Eles são divididos em classes, que agrupam diferentes tipos. Entre os principais e mais estudados estão:
Vale lembrar que o mesmo flavonoide pode apresentar diferentes atividades farmacológicas, como a quercetina, um flavonol com atuação antitumoral, anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante.
Ainda, outros benefícios são associados em estudos mais específicos. Aqui no blog você pode complementar o seu conhecimento sobre o assunto com uma seleção de conteúdos complementares:
Diante de tantas atividades farmacológicas, os flavonoides formam um dos grupos de princípios ativos encontrados nos vegetais e utilizados na fitoterapia, técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças.
Para saber mais sobre esse assunto, leia o post “O que é fitoterapia? Conheça a técnica e importantes ativos”.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar